A fim de assegurar um serviço qualificado à população, o Hospital Regional de Estância (HRE) Dr. Jessé de Andrade Fontes, localizado no município de Estância, sul sergipano, continua empenhado em promover o melhor serviço para a saúde dos sergipanos. No período de janeiro a junho de 2024, a unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 39.190 atendimentos, registrando um aumento de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado, com 36.560 atendimentos.
Para atender à demanda, de acordo com a superintendente do HRE, Rôse Gleide Santos Pinto, a unidade segue investindo na estrutura com a intenção de disponibilizar o melhor serviço aos pacientes. “Temos modernizado os equipamentos como tomografia, raio-x digital, leitos automáticos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de estabilização, para assegurar cada vez mais a assistência qualificada aos nossos pacientes e seguir avançando com mais outros serviços”, salientou a superintendente.
Unidade qualificada
No que se refere à regulação, o hospital é porta aberta e referência em cirurgias gerais e ortopédicas de urgência da região, realizando atendimentos de urgência e emergência durante 24 horas e também conta com profissionais especializados nas áreas de ecocardiografia, estabilização pediátrica, nefrologia, neurologia e vasculares, com consultas de segunda a sexta-feira, possibilitando um serviço qualificado.
Atualmente, o HRE possui um total de 132 leitos, sendo 42 de internamento clínico, 35 de internamento cirúrgico, dez de UTI, 12 de eixo crítico, dez de internamento pediátrico, oito de estabilização pediátrica e 15 de Psiquiatria, sendo esses regulados pelo Complexo Regulatório.
O acolhimento durante o atendimento é primordial para os pacientes. Quem compartilha desse sentimento é a dona de casa Thais Cristina da Conceição, mãe da pequena Laura Sophia, que está internada no Hospital Jessé de Andrade Fontes. “Quando cheguei com a minha filha, estava muito apreensiva pela situação que ela se encontrava. Mas, hoje, estou muito confiante pela competência e monitoramento dos profissionais e aliviada por todo cuidado recebido com a minha filha”, relatou Thais.
Saúde Mental
Além disso, o Hospital Regional de Estância conta com a Unidade de Referência Especializada de Saúde Mental, que dispõe de 15 leitos de enfermaria, sala de convivência, posto de enfermagem e consultório, abrangendo pacientes dos 75 municípios sergipanos, tendo como público-alvo crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária entre 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com e sem comorbidades clínicas, que necessitem de internação.