O Hurb está cada vez mais próximo de lançar a ferramenta que ajudará na negociação dos valores devidos com os prejudicados pelos cancelamentos de viagens. Como já vimos no Portal PANROTAS, a plataforma será lançada já no mês de outubro para que os consumidores façam o cadastro e assim possam negociar os valores.
Essa é uma determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que está confiante no ressarcimento de todos os clientes, segundo informação primeiramente divulgada pelo g1 e confirmada pelo Portal PANROTAS (veja a nota do Hurb divulgada na íntegra mais abaixo).
Com isso, aquele acordo entre Hurb e Senacon, que também já foi divulgado pelo Portal PANROTAS, em agosto, está próximo de se tornar uma realidade. Na plataforma, clientes lesados entre janeiro de 2019 e maio de 2023 poderão escolher entre crédito para viagem futura (com bônus) ou reembolso corrigido pela inflação.
Segundo o Hurb, há caixa para pagar as dívidas com os consumidores lesados e que terá a ajuda da FGV e da Senacon na mediação desses pagamentos. O tão esperado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Nacional do Consumidor deve ser assinado nos próximos dias.
Ainda de acordo com o portal g1, a Senacon só irá assinar o acordo no momento em que o Hurb cumprir com todas as cláusulas estabelecidas. Em caso de descumprimento, a empresa poderá ter que arcar com multa diária que chega a R$ 1 milhão.
“A fim de alcançar uma solução, foi proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – um acordo formal que estabelece as responsabilidades da empresa perante os consumidores e as autoridades. A Senacon já sinalizou interesse em seguir com o TAC, que está em fase de ajustes finais e será assinado em breve. Portanto, o principal objetivo do acordo é garantir assistência a todos os clientes afetados que estejam dentro do lapso temporal estabelecido pela Senacon, de forma justa e transparente. Por meio da proposta, a companhia reafirma ainda o seu compromisso em estreitar o relacionamento com os viajantes. Assim, visa desenhar estratégias que contemplem a todos os clientes elegíveis. Para personalizar a plataforma e alinhar as regras da mediação, os times responsáveis estão em constantes reuniões com a FGV.”
Hurb, em comunicado em seu site oficial
O antigo Hotel Urbano tem mais de 80 mil reclamações no portal Consumidor.gov.br e acumula quase 90 mil no Reclame Aqui nos últimos 12 meses.
Nota divulgada ao Portal PANROTAS
“O Hurb informa que, retomando as conversas com a Senacon, acredita-se que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) deva ser assinado em breve, ratificando o momento de retomada da empresa.
O TAC abrange todos os consumidores que realizaram compras de pacotes não cumpridos, comercializados pelo Hurb entre 01/01/2019 e 31/05/2023, contemplando duas opções de solução: os consumidores poderão escolher entre crédito de viagem para utilização em viagens futuras ou ressarcimento ao valor pago pelo pacote corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Lembrando que, para aqueles que optarem por crédito, a Hurb oferecerá um bônus adicional. Isso significa que o consumidor não suportará qualquer deságio.
O Hurb nasceu com a missão de transformar e otimizar o setor de turismo, conectando pessoas e lugares. Hoje, vivemos momentos de turbulência, e sabemos que ainda haverá desafios pela frente. No entanto, seguimos trabalhando incansavelmente para normalizar as nossas operações. Para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, ao longo dos 13 anos de história do Hurb, já foram mais de 5,5 milhões de pessoas embarcadas, além de aproximadamente 22 milhões de diárias vendidas – números que demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes.
Por fim, a empresa frisa que, em prol da escuta ativa e cuidado com seus públicos, está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e que em breve, todos os clientes enquadrados no recorte do TAC, terão novas atualizações e um convite a participar da mediação”.