11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • I FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMARA SEGUE ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE – FaxAju

I FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMARA SEGUE ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE – FaxAju

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), unidade da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), realiza até a próxima sexta-feira 27, o I Festival de Música de Câmara de Sergipe. O evento oferece uma imersão musical com palestras, masterclasses e concertos gratuitos, proporcionando desenvolvimento técnico-artístico a jovens músicos e ampliação da oferta cultural para a sociedade sergipana. O festival conta com aulas, palestras e concertos gratuitos

Para os interessados, as inscrições para as aulas continuam abertas por meio de formulário ,  e os participantes que assistirem a pelo menos 80% das atividades receberão certificado. Há ainda a possibilidade de participação como ouvintes nas palestras e aulas, com entrada gratuita, respeitando a capacidade dos espaços.

No primeiro dia de programação, o público pôde conferir uma masterclass e duas palestras realizadas no CMSE, ministradas por músicos chefes de naipe da Orsse, além do regente titular. A primeira atividade foi a masterclass de metais, conduzida por Éder Filipe, trombonista e chefe-de-naipe. Em seguida, Juliane Santana, oboísta e também chefe-de-naipe, apresentou a masterclass ‘Oboé: particularidades, história e desenvolvimento do instrumento’. A programação foi encerrada com a palestra ‘A regência no século XXI: caminhos entre a orquestra e a sociedade’, ministrada por Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orsse.

Éder Filipe ressaltou a importância da parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Conservatório. “Essas palestras fomentam a cultura, o ensino e nos permitem estar com o aluno, estimulando, educando e participando mais da produção artística dos novos artistas de Sergipe”, afirmou.

Na palestra, Juliane Santana destacou a história, evolução e singularidade do oboé, um dos instrumentos mais antigos da música: “Foi incrível, o pessoal gostou, e é sempre um prazer para mim falar sobre esse instrumento. Considero esse contato da Orsse com o Conservatório muito importante para os alunos que estão começando. Eles precisam estar junto dos músicos da Orquestra para poder crescer e compartilhar experiências”, disse.

Alunas participantes também destacaram a possibilidade de interação com músicos de alto nível, como as irmãs Weslaine dos Santos e Samaclaide dos Santos, ambas flautistas que agora buscam aprender a tocar oboé. Elas aproveitaram a palestra para tirar dúvidas e conhecer mais sobre o instrumento. “Depois que a gente conheceu a flauta, começamos a ouvir apresentações da Orquestra que tivessem oboé. Sempre tive curiosidade sobre o instrumento, e é um sonho aprender a tocá-lo. Aproveitei a oportunidade aqui no Conservatório para aprender mais”, comentou Weslaine.

Sobre a realização do Festival, o maestro Guilherme Mannis enfatizou a oportunidade de estar em contato com jovens. “Esse festival está trazendo grandes palestras e masterclasses de renomados profissionais da Orsse para os alunos do Conservatório e a sociedade em geral. Esta semana está repleta de grandes eventos, nascidos de uma linda parceria”, declarou.

Além das aulas e palestras, o Festival inclui uma série de três concertos. Dois deles serão apresentados pela Orsse, com um repertório diversificado de música de câmara, e um pela Orquestra Aprendiz do CMSE, sob a regência do maestro James Bertisch. As apresentações serão realizadas na Sala Villa-Lobos do CMSE, recentemente reformada, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, com entrada franca.

O Festival segue nesta terça-feira, 24 de setembro, com a continuação da masterclass de metais, ministrada por Éder Filipe, às 14h. Às 16h será a vez da masterclass para cordas, com Andressa Souto, violoncelista e chefe-de-naipe da Orsse.

Confira abaixo a programação:

Terça-feira (24 de setembro)

14h – Masterclass II para metais
Ministrada por: Juan Manuel Quinteros Estrada, trompista chefe-de-naipe

16h – Masterclass I para cordas
Ministrada por: Andressa Souto, violoncelista chefe-de-naipe

Quarta-feira (25 de setembro)
14h – Masterclass II para cordas
Ministrada por: César Vicente, violista chefe-de-naipe

16h – Contrabaixo e jazz: perspectivas
Ministrada por: Fábio Cavalieri, contrabaixista e baixista de jazz

19h – Concerto com a Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe

Quinta-feira (26 de setembro)

14h – Masterclass III para cordas
Ministrada por: Emily Contreras, violinista chefe-de-naipe

16h – Masterclass I para madeiras (incluso saxofones)
Ministrada por: Luiz Henrique, fagotista chefe-de-naipe

19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE

Sexta-feira (26 de setembro)

19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE

Foto: Marco Ferro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…