11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Inflação cairá neste ano e em 2025 será ainda menor, diz Haddad

Inflação cairá neste ano e em 2025 será ainda menor, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante o Brazil Conference 2024, do Banco Safra, nesta quarta-feira (25), que a inflação no Brasil continuará caindo sucessivamente neste ano e no próximo.

“Estamos pelo segundo ano seguido derrubando a inflação. A inflação deste ano vai ser menor que a do ano passado, e não há nenhuma razão para não imaginar que a inflação do ano que vem será maior que a deste ano, a julgar inclusive pelos indicadores divulgados agora”, disse.

Em 2023 a inflação medida pelo IPCA fechou em 4,62% no acumulado de 12 meses. Para este ano a expectativa do Ministério da Fazenda é de 4,25%, número pouco inferior aos 4,37% estimados pelos consultados do Boletim Focus, do Banco Central (BC).

A Fazenda prevê inflação de 3,4% para 2025. Neste caso o descompasso com o Focus é maior, já que a sondagem prevê IPCA de 3,97% ao ano. A meta do BC é de 3%, com tolerância até 4,5%.

Dentre as divulgações recentes – mencionadas por Haddad – está o IPCA-15, a chamada prévia da inflação, que ficou em 0,13% em setembro, segundo divulgação do IBGE nesta quarta-feira. O dado ficou bem abaixo das expectativas do mercado, de 0,29%.

“Mas obviamente que há desafios, como a questão climática, por exemplo. Preços de alimentos e energia são afetados por isso”, ponderou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…