Terminam nesta quarta-feira, 17, as inscrições para a IX edição do Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paralímpicos, evento gratuito voltado para estudantes e professores de educação física e demais profissionais que atuam na área esportiva. Entre os palestrantes, destaque para a presença de duas dirigentes do Corinthians. Elas vão debater o processo de desenvolvimento de jovens atletas no cenário nacional. A realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Universidade Federal de Sergipe. Os debates ocorrem dias 18 e 19 de dezembro, na própria universidade.
O tema principal deste ano é: “Mulheres no Esporte: educação, paridade e representatividade feminina na liderança”. Durante dois dias, serão discutidos os principais aspectos que ajudam na formação de base até o alcance do alto rendimento nos esportes olímpicos e paralímpicos. Também serão abordadas as dimensões sociais, culturais e educacionais que envolvem o esporte contemporâneo.
A novidade em 2025 é a participação de duas dirigentes do time feminino do Corinthians, o maior campeão brasileiro de futebol. Iris Sesso é diretora de futebol feminino e Rafaela Esteves coordenadora administrativa das categorias de base da equipe paulista.
“Ter duas profissionais de um dos maiores clube do futebol brasileiro em nosso evento é a confirmação de que a Prefeitura de Aracaju está preocupada em desenvolver o esporte feminino e olímpico em nossa cidade. Em pouco mais de 11 meses de gestão, o esporte aracajuano subiu de patamar, e este seminário vai agregar muito conhecimento teórico e prática para quem trabalha na área”, destacou o secretário da Sejesp, Aquiles Silveira.
Para o coordenador do Programa de Interação UFS Esporte, professor Ailton Oliveira, o evento reafirma o compromisso do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paralímpicos da universidade em promover o debate científico e ampliar o conhecimento sobre as práticas esportivas e seus impactos na sociedade. “As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de QR Code disponível no Instagram da Sejesp (@sejesp), reforçando a integração entre as instituições para ampliar o acesso à formação qualificada”, completou.
Texto e foto AAN