Com o objetivo de estimular o crescimento econômico e abrir novas frentes de comercialização para os empreendedores da região do Pantanal e da Serra da Bodoquena, o Sebrae/MS organizou uma série de ações dentro do Inspira Ecoturismo, em Bonito. A primeira rodada de negócios do maior evento de ecoturismo do país ocorreu nessa quarta-feira (11), com 42 inscritos, sendo 31 fornecedores e 11 empresas âncoras do trade turístico, entre operadoras de turismo, atrativos, hotéis, transportadoras, agências receptivas e empreendedores.
Vender turismo vai além de comercializar um destino, é sobre proporcionar experiências autênticas. Para que essa venda seja bem-sucedida, é essencial conhecer profundamente o produto e entender cada detalhe da experiência que o turista vivenciará. Somente assim é possível realizar uma venda assertiva, oferecendo informações precisas e garantindo que as expectativas do viajante sejam plenamente atendidas.
Isabella Montello, gerente de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS.
Por meio das rodadas, é possível promover uma conexão genuína entre os envolvidos no processo de comercialização de roteiros e produtos. A iniciativa é importante para conectar as empresas de Mato Grosso do Sul com outros mercados, ainda mais considerando que o estado é um dos líderes no ecoturismo. De acordo com a pesquisa Ecoar, realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo e parceiros, 83% dos empreendimentos turísticos em MS atuam com a atividade.
O estudo aponta também que, em todo o país, as operadoras de viagem são o setor com maior envolvimento em atividades de ecoturismo, com 91,2% das empresas atuando nesse segmento. Daniela Rodrigues, representante da Blumar Turismo, operadora sediada no Rio de Janeiro, foi uma das participantes da rodada de negócios com o objetivo de conhecer fornecedores da região do Pantanal, um dos destinos mais procurados por seus clientes.
“O Pantanal é um dos produtos que mais vendemos, embora eu ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer o destino pessoalmente, então é importante sabermos mais sobre ele. O público internacional tem grande interesse pelo ecoturismo no Brasil, e estamos tentando atrair esse público também para Bonito, combinando com visitas ao Rio de Janeiro”, destacou.
O empresário Marco Antônio Tiago, da M26 Assessoria em Bonito, representa e desenvolve produtos e serviços voltados ao ecoturismo, e relata que a maioria das reuniões que teve na rodada foi com operadoras que estão abrindo mercado para o Pantanal, muitas vezes combinando esse destino com Bonito em uma única viagem, algo que ele considera crucial para o desenvolvimento do turismo local.
“Uma rodada de negócios é realmente eficaz quando você tem dois opostos se encontrando: o fornecedor de um lado, e quem compra ou vende o produto do outro. Nesse sentido, a rodada inicial do Inspira foi bastante interessante, pois reuniu operadoras que não comercializavam o Pantanal inicialmente e, para nós, mostrar um bom produto diretamente para esse público faz muita diferença”, ressaltou Marco.
Outra participante da rodada de negócios, Giuliana Mesquita é gerente sênior de produtos da Azul Viagens e chamou atenção para o fato de que, além de conhecer os produtos e fechar negócios, a distribuição de novos produtos turísticos e a capacitação de agentes de viagens são fundamentais para promover uma experiência de qualidade aos turistas.
“Agora, o próximo passo é capacitar nossos agentes de viagens para que estejam preparados para promover esses novos produtos de forma eficiente. Isso é essencial para garantir que o cliente final tenha acesso a uma experiência diferenciada e de qualidade, alinhada às demandas atuais do mercado”, relatou.
A segunda edição da rodada acontece esta tarde no Centro de Convenções de Bonito, focada nos empreendimentos da Serra da Bodoquena. Ainda dá tempo de participar. Os interessados podem se inscrever aqui.
Espaço Arte que Inspira: Produção regional em evidência
Além das rodadas, o Inspira Ecoturismo promove o espaço Arte que Inspira, das 18h às 22h, na Praça da Liberdade, localizada no Centro de Bonito. Nela, os expositores atendidos por projetos do Sebrae/MS têm a oportunidade de apresentar produtos regionais, como mel, doces caseiros e artesanato, gerando visibilidade e facilitando a interação direta com o público consumidor.
Wellington de Moura, natural de Bonito, começou sua carreira como enfermeiro, mas descobriu sua paixão pela cutelaria de forma inesperada. O que começou como um hobby, ao trocar o cabo de um facão antigo que pertencia ao seu pai, acabou se transformando em uma profissão.
Hoje, ele é fundador da Camalote Facas e Carteiras Artesanais e conta com o apoio do Sebrae para alavancar seu negócio. “Para fazer a carteira da forma que achei mais agradável, usei uma técnica tradicional da selaria, com couro bovino, e de lá para cá incluí couro de jacaré e de avestruz, que são mais exóticos. Com a ajuda do Sebrae, consegui aperfeiçoar meus produtos e encontrar novos mercados, o que foi fundamental para minha profissionalização”, explicou.
Inspira Ecoturismo
Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o Inspira Ecoturismo chega à sua terceira edição, encerrando no sábado (14). O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, com cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração de destinos turísticos. É uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações.
Mais informações aos empreendedores estão disponíveis no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.