O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) dá um passo importante em direção a um futuro mais sustentável com o lançamento da campanha interna “Ipes Consciente: agir agora para garantir o amanhã”. A iniciativa, lançada nesta segunda-feira, 11, é permanente e visa engajar os colaboradores na adoção de práticas que promovam a sustentabilidade no ambiente de trabalho.
A campanha foca em ações simples, mas eficazes, que podem fazer uma grande diferença no dia a dia. Entre as medidas incentivadas estão a redução do uso de copos plásticos, a economia de energia, a diminuição do uso de papel e a conservação da água. Além da divulgação de informativos sobre a campanha, adesivos com lembretes para economizar luz, papel e outros recursos serão colocados em locais estratégicos, como espelhos de banheiros, bebedouros, interruptores de luz e impressoras nas unidades de Aracaju e do interior.
Compromisso coletivo
O presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, reforçou a importância da conscientização coletiva e destacou que a sustentabilidade deve ser um compromisso de todos. “Precisamos entender que cada atitude conta. O ‘Ipes Consciente’ é uma iniciativa que vai além do discurso, promovendo ações concretas que visam transformar o nosso ambiente de trabalho. Quando nos unimos em prol de um objetivo comum, conseguimos resultados duradouros. Nosso papel, enquanto gestores e colaboradores, é garantir que o cuidado com o meio ambiente faça parte da nossa rotina, assegurando um futuro melhor para as próximas gerações”, afirma.
Segundo a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, a campanha é um convite para que todos os colaboradores, com a ajuda dos beneficiários, se tornem agentes de mudança. “Pequenas ações, quando praticadas em conjunto, têm o poder de gerar um impacto positivo significativo. A gente acredita que, ao adotar essas práticas, os colaboradores do Ipes promoverão um ambiente de trabalho mais responsável”, considera Priscila, acrescentando que a meta é transformar essas ações em hábitos permanentes, demonstrando que é possível integrar a responsabilidade ambiental às rotinas de trabalho.