Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Isac alerta sobre impactos devastadores aos servidores de Aracaju – Portal Imprensa 1

Isac alerta sobre impactos devastadores aos servidores de Aracaju – Portal Imprensa 1

O vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, antecipou um dos temas mais delicados que o Legislativo municipal enfrentará na próxima semana: os impactos da Reforma da Previdência sobre os servidores públicos da capital. Em pronunciamento contundente, Isac destacou os efeitos devastadores da Emenda Constitucional 103/2019, reforçando a necessidade de diálogo, responsabilidade e transparência.

“A Reforma da Previdência de 2019, consolidada pela Emenda Constitucional 103, foi a mais dura da história recente do país. Ela eliminou a aposentadoria por tempo de contribuição e impôs exigências severas que atingem diretamente os mais pobres, especialmente aqueles que começam a trabalhar mais cedo”, destacou o parlamentar.

O vereador lamentou o impacto negativo da medida sobre a classe trabalhadora e relembrou que, embora houvesse forte resistência dos movimentos sindicais e de parlamentares progressistas, a reforma foi aprovada sob o governo Bolsonaro. “Foi um verdadeiro golpe contra os direitos históricos dos trabalhadores”, reforçou.

Além disso, Isac denunciou a situação crítica do Aracaju Previdência, que acumula um déficit estimado em R$ 2 bilhões. Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou liminares obtidas por mais de dois mil institutos de previdência próprios, os municípios agora são obrigados a aplicar as novas regras da EC 103 para manter a Certidão de Regularidade Previdenciária, documento essencial para firmar convênios e receber recursos da União.

Entre as mudanças exigidas está o aumento da alíquota de contribuição de 11% para 14%, além da aplicação das novas regras de idade mínima e tempo de contribuição aos servidores municipais. “É uma imposição extremamente dura, e até o momento, não encontrei nenhuma linha jurídica sólida que permita uma aplicação parcial da reforma em nosso município”, afirmou Isac.

O vereador também se comprometeu com a transparência do processo e com a escuta ativa da população e dos sindicatos. “Nada será feito às escondidas. Esta é a Casa do Povo, e todos terão voz neste processo. Precisamos refletir juntos sobre o que está em jogo”, disse ele ao final do pronunciamento.

Com sensibilidade social e compromisso com o funcionalismo público, Isac Silveira se coloca como uma das principais vozes na defesa dos direitos dos trabalhadores municipais de Aracaju, reafirmando seu slogan de mandato: “Luta e compromisso”.

Foto: China Tom

Por: Fernanda Nery

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Startup de Teresina recebe apoio do Sebrae e conquista crescimento de 1.400% em um ano | ASN Nacional

Em menos de um ano, a empresária Aléxia Luz, CEO da startup Exhibida Beauty, viu…

Iguá Sergipe informa alteração no trânsito da Av. Anísio Azevedo para execução de obra

Atenção condutores que transitam pela Av. Anísio Azevedo, bairro 13 de Julho. A Iguá Sergipe…