01/01/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ITPS combate pirataria em operação de fiscalização de balanças em SE

ITPS combate pirataria em operação de fiscalização de balanças em SE (Foto: Governo de Sergipe)

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou uma Operação Especial de Combate à Pirataria, com foco na verificação e fiscalização de balanças. Durante a ação, que passou por 74 estabelecimentos, 191 instrumentos foram fiscalizados.

Os locais fiscalizados incluem mercearias, supermercados, açougues, panificadoras, restaurantes e a Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa). A operação abrangeu os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Siriri, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Socorro.

Foram fiscalizadas balanças utilizadas na pesagem de produtos vendidos por quilo, realizando testes no local para assegurar que os equipamentos registrem corretamente o peso e a tara dos produtos. Tal medida visa garantir que os consumidores paguem apenas pelo que realmente estão adquirindo.

Segundo Elba Brandão, gerente de Metrologia Legal do ITPS, durante a ação de fiscalização os agentes verificam possíveis irregularidades, como ausência de dígitos no display e imprecisões na pesagem. “Os comerciantes que forem flagrados com balanças irregulares serão notificados e sujeitos às penalidades previstas na legislação vigente. É essencial que os equipamentos contenham a tarjeta de identificação de modelo, lacre e o selo do Inmetro para uso legal no comércio”, alertou.

Requisitos e impactos

As balanças são verificadas anualmente pelo ITPS, e os itens contidos nelas atestam a conformidade com normas de qualidade e precisão, garantindo segurança nas medições. Caso fossem detectadas irregularidades, os equipamentos seriam apreendidos, e multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão poderiam ser aplicadas.

Apesar de não haver apreensões nesta operação, o ITPS segue com fiscalizações diárias para coibir o uso de balanças irregulares e promover relações comerciais justas. “A população pode contribuir denunciando irregularidades ao Instituto por meio dos canais de atendimento da ouvidoria. Assim, promovemos a defesa dos direitos dos consumidores”, destacou Elba Brandão.

Canais de denúncia

Os consumidores podem registrar denúncias anonimamente pelo telefone (79) 3198-8822, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Também é possível utilizar o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site oficial do ITPS e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. Caso o consumidor deseje acompanhar o resultado da fiscalização, é necessário registrar um e-mail para retorno.

Fonte: Governo de Sergipe

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula planeja ato simbólico em memória do 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende realizar um evento simbólico em memória…

Luciano de Menininha e Samuel da Cunha serão empossados prefeito e vice de Propriá em solenidade na Câmara – AJN1

  Prefeito e vice-prefeito eleitos de Propriá, Luciano de Menininha (PP) e Samuel da Cunha…

Confira a ordem dos shows do Réveillon 2025 da Orla de Atalaia

(Foto: Arthur Soares) A Orla de Atalaia, em Aracaju, será palco de uma grande festa…