11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lagarto Notícias

Telemedicina avança em Sergipe com mais de 6.400 mil atendimentos pelo TeleNordeste

24 de setembro de 2024 – 11:22, por Marcos Peris

O projeto TeleNordeste tem apresentado resultados significativos para a saúde de Sergipe. Prova disso, foram as 6.483 teleinterconsultas realizadas por meio da modalidade telemedicina desde a implantação nos municípios sergipanos, contemplados com assistência médica especializada e contribuindo com a diminuição do tempo de espera por consultas. 

No que se refere ao fluxo de assistência aos pacientes, o projeto tem o objetivo de ampliar o alcance, a rapidez e a resolutividade dos atendimentos na Atenção Primária, com a oferta de especialidades como urologia; neurologia adulto e pediátrica; psiquiatria adulto e pediátrica; cardiologia; endocrinologia; fisiatria; médico de família e comunidade; nutrição e enfermagem.

Em janeiro deste ano, foi iniciado o novo triênio do projeto, ampliando de 51 para 72 municípios das sete regiões de saúde do estado. De acordo com a referência técnica do TeleNordeste da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), Alexandre Vasconcelos, o projeto vem qualificando ainda mais a saúde no Sistema Único de Saúde. “Ficam à disposição consultas médicas especializadas, diminuindo a ida desses pacientes a unidades hospitalares e otimizando o tempo de espera”, destacou. 

Atendimentos 
Somente em 2024, foram realizadas 2.963 teleinterconsultas, evidenciando a eficiência do Telenordeste na otimização do tempo de espera e na oferta de mais saúde nos municípios. A dona de casa Luciana Tavares, do município de Lagarto, contou que os filhos são acompanhados pelo projeto. Assim que ela soube do serviço, buscou atendimento e destaca a qualidade da assistência recebida.

“Tenho dois filhos atendidos pelo Telenordeste, sendo que um deles está sendo acompanhado por suspeita de autismo. A gente só tem a agradecer, pois o médico é super atencioso e esse projeto trouxe a oportunidade de termos especialistas competentes nos atendendo em lugares de difícil acesso”, relatou a dona de casa. 

Sobre o TeleNordeste

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, demandado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…