O Réveillon do Rio de Janeiro ganha um reforço estratégico em segurança pública com a inauguração da nova central de monitoramento do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizada na Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana. A estrutura, inaugurada nesta sexta-feira (27), inclui a Sala de Crise e o Centro de Comando e Controle, agora equipados com tecnologia de última geração.
A novidade permite que o batalhão acesse, em tempo real, imagens de câmeras distribuídas pela orla, quiosques, postos de salvamento, hotéis e restaurantes. O objetivo é promover o monitoramento estratégico e agilizar a atuação policial em situações de emergência, reduzindo o tempo de resposta. Iniciativa semelhante já funciona no 23º BPM, no Leblon, desde o último dia 20.
O projeto é fruto de um convênio entre a Polícia Militar e entidades como Fecomércio RJ, Orla Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ). A parceria busca ampliar a segurança pública na alta temporada, beneficiando moradores, turistas e comerciantes.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública do Estado, Victor Santos; o secretário da Polícia Militar, coronel Menezes; a delegada titular da Deat, Patrícia Alemany; e o comandante do BPTur, tenente-coronel Scherrer.
A comandante do 19º BPM, coronel Danielle Farias, recebeu os parceiros da iniciativa, entre eles Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ; Adriana Homem de Carvalho, assessora de Turismo da Fecomércio RJ; e Theresa Jansen, superintendente da ABIH-RJ.
“A inauguração das centrais de monitoramento nos batalhões de Copacabana e Leblon representa um importante avanço na estrutura de segurança pública de nossa cidade, especialmente durante a alta temporada. Esse projeto é fruto de um trabalho conjunto entre os setores público e privado, e mostra o valor da união em prol do bem-estar da população, dos comerciantes e dos turistas. A instalação das novas câmeras e a modernização das salas de operações nos batalhões reforçam nosso compromisso com a promoção de um ambiente mais seguro para o desenvolvimento econômico e social do Rio”
Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior
Para Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ, o monitoramento por câmeras é um marco no enfrentamento de desafios à segurança turística. Ele destaca que a tecnologia deve beneficiar toda a orla, com a expectativa de expansão para a Barra da Tijuca.
Desde outubro, foram instaladas 390 câmeras em 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes, cobrindo a região entre o Leme e o Leblon. A integração desses equipamentos possibilita monitoramento em tempo real pelas forças policiais, garantindo maior eficiência nas operações.