Lei aprovada pela Alese evidencia “Rota Turística Lagoa dos Tambaquis”, no litoral sul de Sergipe – AJN1

Lei aprovada pela Alese evidencia “Rota Turística Lagoa dos Tambaquis”, no litoral sul de Sergipe – AJN1

 

Foi aprovada por deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), e sancionada pelo governo do estado, a Lei n° 9.564/2024, que institui a “Rota Turística Lagoa dos Tambaquis”. Localizada no município de Estância, distante 50 km da capital sergipana, a Lagoa dos Tambaquis reúne amantes da natureza, famílias e apreciadores de esportes aquático.

A Lagoa dos Tambaquis tem posição relevante na garantia da estratégia turística de ligação litorânea entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. Um complexo turístico em forma de equipamento, capaz de reunir serviços diversos como contemplação da natureza, atividades de lazer, recreação, alimentação e hospedagem.

A lagoa nasceu com a água da chuva, e os moradores da redondeza se encarregaram de habitá-la com tambaquis – que são peixes de água doce – com o objetivo de mantê-la limpa. Antes chamada de Lagoa Azul, foi rebatizada com a chegada dos peixes. E hoje ela atrai mais de 80 mil pessoas ao longo do ano, impulsionando a economia local e fomentando o faturamento de vários restaurantes na região.

“A Rota Turística Lagoa dos Tambaquis visa a potencializar o turismo na região, valorizando seus recursos naturais e culturais, além de promover o desenvolvimento econômico local, gerando empregos diretos e indiretos, que atualmente totalizam aproximadamente mais de 300 postos de trabalho”, explica o deputado Pato Maravilha autor da proposta.

Importante Equipamento Turístico

Localizado no litoral sul, portão de entrada do fluxo rodoviário para Sergipe,  a Lagoa dos Tambaquis qualificou sua oferta com foco na experiência memorável do turista, um movimento proposto e evidenciado pelos investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) em meados da década de 1990, que segue entre os mais recentes, incluindo construção de orlas marítimas e fluviais, atracadouros e as pontes Jornalista Joel Silveira e Gilberto Amado, sobre os rios Vaza-Barris e Piauí, enquanto investimento público, pelo uso turístico e atraindo também  investimentos privados.

“Muito mais do que levar recortes de paisagens em fotos digitais, o consumidor do turismo espera viver momentos que agucem seus sentidos. Dessa forma, atrativos com potencial de conexão com a natureza, como a Lagoa dos Tambaquis, também valoram a singularidade e a competividade turística, consolidando novos produtos turísticos, roteiros pelo litoral sul do estado”, explica o professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joab Almeida.

Com os peixes sendo o ponto alto da atração, e com sua história de manutenção do ecossistema local e atrativos turísticos, a lagoa tem efeito multiplicador de boas práticas, induzindo a melhoria e a requalificação dos serviços e equipamentos turísticos em seu entorno.

“Os agentes de produção do turismo apresentam diversificação e inovação na oferta turística de Sergipe, facilitam a negociação com operadores e agências de viagens. Este fortalecimento territorial do litoral possibilita aos turistas – tanto os que chegam via transporte aéreo por Aracaju ou por acesso rodoviário pela SE-100 sul, chamada Linha Verde – voltarem de sua viagem com ricas experiências, produzindo impacto positivo e atraindo novos visitantes e turistas”, ressaltou Joab Almeida.

Fonte: Agência de Notícias Alese

 

 

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *