“Podemos afirmar que as viagens corporativas estão de volta”. Esta foi a afirmação do vice-presidente de Produtos Corporativos e Travel & Expense da Mastercard, Ross Harris, que subiu ao palco do Travel Connect para compartilhar os insights mais recentes do mercado de viagens corporativas.
Segundo o executivo, as viagens de negócios registraram uma recuperação total no final de 2023 e têm recebido cada vez mais investimentos das empresas.
As tendências do segmento corporativo incluem:
- Nos próximos 5 anos, os tomadores de decisão se dedicarão a melhorar a experiência do viajante;
- A gestão de gastos é uma prioridade e novas soluções de pagamento podem contribuir;
- O sistema híbrido de trabalho requer novas necessidades e exige uma inovação constante dos processos;
- Tendências como Inteligência Artificial e ESG trarão novas necessidades e expectativas às viagens corporativas.
Novos comportamentos entre os gestores de viagens:
- 92% concordam que cartões virtuais são essenciais para despesas de viagens corporativas;
- 89% já possuem ou planejam implementar pegada de carbono nas viagens de negócios;
- 91% estão planejando implementar limites de gastos personalizados nos cartões corporativos dos colaboradores;
- 89% concordam que o mercado precisa de políticas de Viagens e Despesas mais dinâmicas.
“Pode parecer algo distante, mas nós já estamos experimentando algumas tendências das viagens corporativas. A inteligência artificial já está em diversos processos, seja na reserva on-line, no cartão de crédito virtual, no check-in automatizado, nos documentos de identidade digitais, nas notificações em tempo real, nas notas fiscais digitais… o cenário das viagens corporativas tende a se tornar cada vez mais inovador”, explicou Ross Harris.
Inovação sem perder a segurança
E se os meios de pagamento digitais estão cada vez mais populares, os sistemas de cibersegurança devem se aprimorar. Roberta Valle, vice-presidente de Varejo e Comércio da Mastercard, ressaltou que o Brasil tem um forte potencial tecnológico, principalmente no que diz respeito aos novos meios de pagamentos.
“As companhias brasileiras passaram a compreender a importância de proteger os dados de seus clientes. As transações bancárias estão cada vez mais rápidas e convenientes, o que obriga as empresas a investirem em detecção de fraudes, análise de dados, segurança de informações e, consequentemente, inteligência artificial”, explicou Roberta.
Veja quem participa do 3° Travel Connect, em São Paulo.