A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação (Semed), abriu nesta quinta-feira, 8, a segunda etapa do processo de transferência interna na rede municipal de ensino. No entanto, o sistema do Portal da Educação, canal on-line em que ocorre a matrícula, apresentou instabilidade por conta da grande quantidade de acessos simultâneos e precisou ser retirado do ar hoje, às 11h. A plataforma está passando por manutenção e os serviços serão retomados nesta sexta-feira, 9.
A gestão municipal esclarece que a suspensão das matrículas no portal não causará prejuízos à população. Esta etapa de transferência interna ocorreria nos dias 8 e 9, mas para possibilitar que todos os pais tenham acesso ao sistema para efetivar as matrículas dos seus filhos, a Prefeitura decidiu estender o prazo. O serviço volta à normalidade nesta sexta-feira (09/01), no horário das 7h30 às 17h, e na segunda-feira (12/01), também das 7h às 17h. Lembrando que no final de semana não haverá transferência interna.
A equipe do Departamento de Tecnologia da Informação da Semed está trabalhando para garantir a solução imediata do problema. O coordenador do setor, Caio Dávinis, afirma que nesta sexta o Portal estará com todas as funcionalidades aptas para o acesso do público. Ele explica que a pane no sistema se deu devido à sobrecarga dos milhares de acessos simultâneos.
Segundo Caio Dávinis, isso ocorreu porque muitos pais e responsáveis não realizaram o cadastro de pré-matrícula com antecedência, informando dados de documentos essenciais, como foi orientado pela Secretaria da Educação desde o mês de agosto de 2025. Apesar das instruções frequentes das equipes diretivas das escolas e do DTI da Semed, a partir de reuniões, divulgações em eventos, distribuição de panfletos, muitas famílias deixaram para preencher esses registros no prazo final.
“Se os dados dos estudantes e dos pais responsáveis já estivessem preenchidos dentro do sistema, seria um processo super-rápido. Porém, como não foi totalmente realizado de forma antecipada, o nosso servidor acabou sobrecarregando”, pontuou Caio Dávinis.
Fonte: Prefeitura de Aracaju