Com 2024 chegando ao fim, o Ministério do Turismo fez uma retrospectiva das ações realizadas ao longo do ano. Entre as iniciativas, a pasta destacou o compromisso com a valorização e a promoção do setor, implementando ações estratégicas que impactaram diretamente a dinâmica turística em todo o Brasil. Eventos como o Salão do Turismo e o 1º Feirão do Turismo movimentaram o setor promovendo os destinos nacionais, a valorização cultural e artística, iniciativas voltadas à sustentabilidade e à gastronomia brasileira.
O Turismo brasileiro ganhou também um novo marco legal, com a sanção da nova Lei Geral do Turismo (LGT), que desburocratiza procedimentos, valorizando destinos e garantindo mais competitividade ao Brasil. Assim como o lançamento do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que visa tornar o Brasil líder sul-americano na recepção de visitantes até 2027, tendo na atividade turística um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.
Muito trabalho também foi realizado para preparar o País para receber, no próximo ano, o maior evento de mudanças climáticas do mundo, a COP30. Capacitação, formalização do setor e visibilidade internacional foram algumas das ações que fizeram de 2024 um ano marcante.
Para saber disso e mais, a Agência de Notícias do Turismo conversou com a secretária Nacional de Políticas do Turismo (SNPTUR), Cristiane Sampaio, que contou um pouco das principais ações da área ao longo do ano e de como as iniciativas do MTur vêm promovendo o Turismo doméstico e regional pelo País.
Confira abaixo.
MTUR – Secretária, conta para a gente um pouco do que foi 2024 para o Turismo nacional:
CRISTIANE SAMPAIO – O Turismo brasileiro foi um sucesso este ano. Superamos vários recordes, como por exemplo, a entrada de turistas internacionais em destinos brasileiros, que fechou novembro ultrapassando o total de turistas estrangeiros recebidos durante todo o ano de 2023. Um resultado muito positivo e que tem que ser comemorado.
Além disso, até outubro, esses visitantes deixaram R$ 35 bilhões na nossa economia, circulando em áreas como alimentação, hospedagem, serviços e na economia informal. Isso é muito importante para a geração de emprego e renda ao brasileiro.
Esses números mostram como o nosso Turismo é forte, pujante e tem um potencial enorme para gerar trabalho, valorizando nossas riquezas, nossa gente e nossa cultura para ajudar a alavancar a economia nacional.
MTUR – E para você, qual foi o principal avanço desse ano no Turismo brasileiro?
CRISTIANE – 2024 foi marcado por pautas importantes no setor. Demos passos significativos para a melhoria do Turismo no País e, sem dúvida, a aprovação da Lei Geral do Turismo foi um desses avanços. Parada há mais de 10 anos, conseguimos aprovar a nova LGT neste ano, modernizando e adequando o setor à atual dinâmica da atividade no mundo, além de desburocratizar procedimentos, aprimorar o ambiente de negócios e favorecer uma maior aproximação entre poder público e iniciativa privada, valorizando destinos e garantindo mais competitividade ao Brasil.
Outro avanço foi o lançamento do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O documento define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais; alcançar as marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e gerar US$ 8,1 bilhões em receitas desse público. A elaboração do PNT reforça o protagonismo do Turismo na sustentabilidade e na inclusão social, com o objetivo de tornar o Brasil líder sul-americano na recepção de visitantes até 2027, tendo no Turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.
MTUR – Agora falando um pouco das ações desenvolvidas pela SNPTUR, o que você destaca?
CRISTIANE – Esse ano teve tanta coisa na nossa Secretaria, mas não posso começar a falar sem citar a 8ª edição do Salão do Turismo. Foi uma celebração do nosso setor, que reuniu, no Rio de Janeiro, um público diverso para apresentar toda a diversidade de destinos, de cultura, artesanato e gastronomia, além de muita troca de experiência no nosso Núcleo do Conhecimento. Sem dúvida, um belíssimo momento para o Turismo nacional.
Tivemos também o 1º Feirão do Turismo, essa super ação inédita idealizada pelo Ministério do Turismo, que movimentou cerca de 120 empresas e garantiu ofertas que chegaram a até 45% em diárias de hotéis e até 30% em passagens aéreas. Foi uma oportunidade para os brasileiros aproveitarem para adquirirem seu pacote de viagem aos inúmeros destinos nacionais.
MTUR – Além desses eventos da casa, o Ministério do Turismo apoiou muitos outros eventos importantes pelo País, certo?
CRISTIANE – Exato, nós apoiamos diversos eventos distribuídos do Norte ao Sul do Brasil. Foi uma iniciativa da gestão do ministro Celso Sabino, essencial para fortalecer a integração cultural e econômica, promovendo o Turismo doméstico e regional em todos os cantos. Entre os destaques, estão eventos como o Festival de Parintins (AM), o Festival do Çairé (PA) e o Encontro Sesc Povos do Mar (CE), que celebram as tradições locais e geram impacto positivo nas comunidades.
E não posso deixar de citar os eventos do trade que também participamos e apoiamos ativamente, como a ABAV Expo e a WTM Latin America, além de novos eventos que ampliaram a visibilidade do Turismo nacional. Essas ações consolidaram o Turismo como um motor de desenvolvimento sustentável, reforçando a competitividade e a diversidade do setor.
MTUR – E não foi só no Brasil que a SNPTUR esteve presente em eventos, a COP 29 em Baku, no Azerbaijão, também foi um importante momento para o Ministério este ano. Conta um pouco mais para gente:
CRISTIANE – Bem lembrado, nós levamos um pouco do Brasil para a COP 29, em Baku, chamado de “Casa Brasil”, para justamente promover o País como o próximo anfitrião da “COP da Floresta”, que acontecerá em 2025 em Belém, no Pará. Então, foi um espaço idealizado pelo MTur em parceria com o Sebrae e foi um sucesso. Uma verdadeira vitrine para os turistas conhecerem um pouco mais as belezas e atrativos brasileiros e também participarem de palestras e painéis sobre diversos temas. Além, é claro, de ter sido um ponto de encontro para líderes globais, especialistas e investidores, incentivando iniciativas para impulsionar o Turismo sustentável e a economia verde na Amazônia.
MTUR – O Cadastur foi outro sucesso este ano, né?
CRISTIANE – Sim, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) bateu um novo recorde e superou a marca de 171 mil prestadores de serviços turísticos registrados, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. É uma ação importante de formalização da atividade turística. Mas nós queremos mais e vamos manter o foco e trabalhar muito em 2025 para elevar ainda mais esses cadastros, garantindo melhores condições e qualificação a esses prestadores.
MTUR – A COP30, que vai acontecer em Belém, no Pará, no próximo ano, já está logo aí. Conta para a gente o que tem sido feito pela SNPTur para preparar o setor para esse grande evento:
CRISTIANE – Ação é o que não falta aqui pelo Ministério do Turismo para a COP 30, em 2025. A iniciativa mais recente foi a inauguração, em Belém (PA), da primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil, criada para qualificar profissionais do setor. Essa é uma super novidade que potencializará a demanda por mão de obra qualificada, especialmente focada na Conferência do Clima. Só no primeiro ciclo, mais de 4.7 mil vagas em áreas estratégicas, como Gestão de Negócios, Educação Ambiental, Governança para Hospedagem, Condução de Atrativos Turísticos e idiomas (inglês e espanhol) foram oferecidas em cursos presenciais e online.
MTUR – Têm medidas voltadas para a valorização da cultura negra e do afroturismo sendo desenvolvidas pelo MTur?
CRISTIANE – Com certeza! Para apoiar e dar mais visibilidade a esse importante segmento, que resgata a história do nosso país, o Ministério do Turismo reuniu dados com as instâncias estaduais e municipais do setor e mapeou iniciativas e políticas públicas voltadas à promoção do afroturismo em todo o Brasil. Esse estudo avalia iniciativas governamentais, indica desafios e aponta recomendações para consolidar a atividade como ferramenta de inclusão e valorização cultural no País. É um marco para entendermos como as políticas públicas podem transformar o Turismo em uma ferramenta de inclusão e valorização da riqueza cultural do nosso país.
As experiências fazem parte da primeira etapa de um levantamento que tem como objetivo fortalecer esse segmento, que vem ganhando cada vez mais relevância na agenda de trabalho do governo federal.
Além disso, participamos ativamente, junto com os ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de outros órgãos federais, do programa Rotas Negras, que promove a valorização das comunidades afrodescendentes e reforça o compromisso com a cultura de não preconceito.
MTUR – E ainda tem novidade ainda para dezembro?
CRISTIANE – Com certeza. Estamos veiculando uma campanha em todo o País com o tema “Conheça o Brasil”. É uma parceria do Ministério do Turismo com a Secretaria de Comunicação Social do governo federal e vai circular até fevereiro de 2025, pegando justamente esse período de alta temporada de verão, para estimular os brasileiros a conhecerem todas as belezas que este país tem a oferecer, valorizando as riquezas culturais e naturais do Brasil e incentivando o Turismo interno.