A Aerolíneas Argentinas está de volta ao caminho de sua privatização. Foi o que disse o presidente da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo, em entrevista à CNN, como reportado pelo Ladevi, parceiro do Portal PANROTAS na Argentina. A gestão do executivo é justamente para organizar a empresa antes de privatiza-la.
“Estamos no caminho da privatização. Foi assim que o presidente Javier Milei definiu. Estamos trabalhando para deixar a empresa em situação de equilíbrio financeiro e autosustentabilidade. Se não fizermos esse trabalho, por mais que você queira vender, não terá ninguém que queira comprar. É a realidade. Depois, o Congresso definirá se pode ser privatizada ou não”
Fabián Lombardo, presidente da Aerolíneas Argentinas
Segundo o portal Ladevi, a questão é que o Congresso já rejeitou a privatização da Aerolíneas Argentinas após extensas disputas parlamentares. É algo que também esbarra na força dos sindicatos, o que poderia gerar um círculo vicioso de conflitos, em meio aos desafios de ganhar solvência e operacionalidade.
É bom lembrar que o próprio presidente Javier Milei, em junho deste ano, tinha recuado da intenção de privatizar a companhia. Na ocasião, a transportadora até foi retirada da lista de empresas que seriam privatizadas no pacote liberal que a administração federal ainda buscava aprovar. Por outro lado, a Aerolíneas tem registrado resultados positivos recentemente, após uma mudança na gestão.