11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • No Pacto Global da ONU, Sebrae leva pesquisa sobre empreendedorismo na comunidade LGBTQIAP+ | ASN Nacional

No Pacto Global da ONU, Sebrae leva pesquisa sobre empreendedorismo na comunidade LGBTQIAP+ | ASN Nacional

O Sebrae está presente no SDGs in Brazil, o maior encontro de sustentabilidade corporativa da rede brasileira do Pacto Global da ONU, que acontece na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, foi convidada para participar como palestrante para falar sobre o tema “Empreender com diversidade para construir futuros inclusivos” e apresentar os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre Empreendedorismo na comunidade LGBTQIAP+. O levantamento está sendo conduzido por Sebrae, Pacto Global da ONU, Nhai e Almap.

Quando abordamos a população LGBTQIAP+ no contexto do mercado de trabalho, encontramos diversos desafios, e o empreendedorismo é uma oportunidade importante de inclusão socioeconômica no país.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional

A diretora é uma das 500 lideranças presentes em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre representantes do governo, formadores de opinião, especialistas, representantes do setor empresarial e da sociedade civil e da imprensa.

Margarete Coelho enfatizou que o empreendedorismo, de fato, representa uma poderosa ferramenta para a inclusão e o empoderamento. “Ao oferecer uma alternativa ao mercado de trabalho tradicional, muitas vezes limitado por preconceitos e barreiras, o empreendedorismo permite que indivíduos da comunidade LGBTQIAP+ possam construir negócios diversos, inclusivos, que atendem às suas necessidades econômicas e melhorem sua qualidade de vida”, frisou.

Além disso, a diversidade de ideias é o ponto de partida para soluções inovadoras e precisamos dar vazão ao potencial dos empreendedores LGBT pra melhorar nosso ambiente de negócios no Brasil.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional

O Sebrae, como instituição dedicada aos pequenos negócios e ao empreendedorismo em todo o Brasil, está plenamente comprometido em apoiar e desenvolver soluções que atendam às demandas da comunidade LGBTQIAP+.

Foto: divulgação/Sebrae

Conheça ações que a instituição já implementa:

Capacitação e Formação: desenvolver programas de capacitação e treinamento específicos para empreendedores LGBTQIAP+, abordando desde a concepção de negócios até estratégias de crescimento e gestão financeira.

Mentoria e Networking: oferecer serviços de mentoria e criar redes de contatos que conectem empreendedores LGBTQIAP+ com profissionais experientes, grandes empresas, investidores e outros empreendedores.

Apoio à Formalização e ao acesso ao crédito: facilitar o processo de formalização de negócios, oferecendo orientações e suporte para a abertura e gestão de empresas, garantindo que empreendedores possam acessar todas as oportunidades disponíveis no mercado.

Campanhas de Conscientização: promover campanhas para sensibilizar o mercado e a sociedade sobre a importância da inclusão e da diversidade no ambiente empresarial, combatendo preconceitos e estimulando práticas mais inclusivas.

Parcerias Estratégicas: trabalhar em colaboração com outras instituições e organizações que atuam na promoção da diversidade e inclusão, para fortalecer as iniciativas e ampliar o impacto das ações.

Pacto Global da ONU – Rede Brasil

Foi criado em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 50 projetos realizados no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentação e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Parte fundamental desse trabalho é a promoção de eventos de relacionamento e construção de redes, quando lideranças de todos os setores conversam em torno das pautas urgentes da nossa sociedade.

O objetivo Pacto Global da ONU é acelerar e escalar o impacto coletivo global dos negócios, mantendo os Dez Princípios e entregando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de empresas e ecossistemas responsáveis que permitam mudanças. Com mais de 18 mil empresas e 3,8 mil signatários não empresariais baseados em mais de 101 países e 65 Redes Locais, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo – um Pacto Global que une negócios por um mundo melhor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…