11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Notícias
  • Novembro Azul: Prefeitura intensifica ações de prevenção e orienta sobre saúde do homem

Novembro Azul: Prefeitura intensifica ações de prevenção e orienta sobre saúde do homem

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica, neste mês, as orientações sobre as doenças prevalentes na saúde dos homens e das pessoas trans, a exemplo do câncer de próstata. O período também é propício para incentivar a prevenção de acidentes e doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, dentre outras enfermidades. As ações são realizadas durante todo o ano, mas, com a campanha Novembro Azul, a SMS reforça a necessidade de buscar os serviços de saúde antes do adoecimento.

Neste ano, a campanha traz como tema “Masculinidade é se cuidar” e, segundo a referência técnica do Programa Saúde do Homem, Isabela França, a atenção para a saúde é de suma importância para ter uma vida mais plena.

“O foco das ações é rastrear doenças precocemente na população masculina que, em sua maioria, são pessoas que só buscam os serviços de saúde quando já estão adoecidas. A saúde das pessoas com genitália masculina envolve cinco eixos prioritários, que são: acesso e acolhimento; acidentes e violência; paternidade e cuidado; saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina, encaminhando o público participante para o tratamento” destaca Isabela.

Prevenção e acolhimento

A prevenção é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura, daí a importância da descentralização da oferta de serviços em saúde, pois ainda há muitas pessoas que acabam descuidando da prevenção.

“A população deve buscar atendimento preventivo nas Unidades de Saúde da Família, mantendo os exames em dia e se cuidando melhor. A indicação é que o exame preventivo para detecção do câncer de próstata, por exemplo, seja realizado quando houver a presença de sinais e sintomas, e sempre depois da avaliação médica para indicação do exame”, orienta a referência técnica.

Programação das ações

• As Unidades de Saúde da Família vão desenvolver o Projeto quinta azul: com o objetivo de promover ações de saúde e de educação em alusão ao Novembro Azul;

• Dia 5, às 14h e dia 6, às 8h: início do Projeto Novembrinho Azul: uma campanha de saúde voltada para meninos de até 15 anos para reforçar a prevenção de doenças que estão ligadas à saúde sexual e reprodutiva, em que estão sendo planejadas datas de ações nas escolas inseridas no território adstrito de sua Unidade de Saúde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Geraldo Barreto Sobral, bairro Dom Luciano;

• Dia 7: Ação do Riomar Shopping com palestra do enfermeiro da Atenção Primária, Mouriso Ribeiro de Carvalho, aos trabalhadores sobre Atenção Integral à Saúde do Homem, às 15h no auditório do shopping;

• Dia 13: Palestra educativa para os funcionários da empresa ENGESELT, no Ponto Novo, às 09h, a ser ministrada pela equipe de saúde da família da Unidade Fernando Sampaio;

• Dias 18, 19, 21 e 22: Ação em parceria com o Shopping Jardins, onde serão ofertados: aferição de pressão arterial, glicemia capilar; atendimento ao público tabagista, com orientações e agendamento de consulta para o Programa de Tabagismo, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite b e c e Realizaremos vacinação; além de exposição de banner com informações a respeito do câncer de próstata;

• Dia 22: O dia D’eles! Na sede da SMS para os trabalhadores, palestra educativa às 7h, com a SMTT sobre “paz no trânsito”, momento explicativo e interativo sobre o câncer de próstata, e relaxamento com oferta de massagem relaxante e entrega de brindes.

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…