11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Pix é principal meio de pagamento usado por microempreendedores, mostra pesquisa

Pix é principal meio de pagamento usado por microempreendedores, mostra pesquisa

Sistema de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, o Pix tem se tornado cada vez mais essencial para o funcionamento dos pequenos negócios.

Segundo a terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52% dos microempreendedores individuais (MEI) consideraram a modalidade como o principal meio para receber pagamentos.

Mesmo com taxas de manutenção consideradas altas pelos MEI, o cartão de crédito ocupa o segundo lugar na preferência, sendo o meio mais usado por 20% dos microempreendedores. O dinheiro aparece em terceiro, com 12%.

Entre as micro e pequenas empresas, que faturam de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões por ano, o Pix divide a preferência com o cartão de crédito.

As duas modalidades aparecem em primeiro, como principal meio de recebimento de recursos em 27% dos negócios. Em segundo lugar, vêm os boletos, com 18%.

Em relação ao MEI, o percentual de microempreendedores que consideram o Pix como principal modalidade de recebimento de recursos subiu um ponto em relação à primeira edição da pesquisa, publicada em agosto do ano passado.

Segundo o Sebrae, os baixos custos em relação às maquininhas de cartões e a instantaneidade nas transferências consolidam o Pix como ferramenta essencial para a categoria.

Segundo o Sebrae, outros fatores que estão aumentando a preferência pelo Pix nos pequenos negócios são a falta de preocupação com troco, a facilidade de controle financeiro e a praticidade na tomada de decisões de gestão de fluxo de caixa, como pagamento de fornecedores.

Em alguns casos, aponta a instituição, os empreendedores estão oferecendo descontos para clientes que usam o Pix.

Nas micro e pequenas empresas, a situação é um pouco diferente.

O cartão de crédito continua a ser usado, segundo o Sebrae, devido à possibilidade de parcelar as compras ou de pagar a fatura uma vez por mês. Mesmo com as taxas das maquininhas, os micro e pequenos empresários continuam a oferecer a modalidade.

Principal forma de pagamento utilizada pelos clientes:

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Pix – 52%
  • Cartão de crédito – 20%
  • Dinheiro – 12%
  • Cartão de débito – 6%
  • Boleto – 4%
  • Doc/Ted – 2%
  • Outro – 5%

Micro e pequenas empresas

  • Pix – 27%
  • Cartão de crédito – 27%
  • Dinheiro – 6%
  • Cartão de débito – 8%
  • Boleto – 18%
  • Doc/Ted – 9%
  • Outro – 5%

Preocupações

A pesquisa também perguntou qual a principal preocupação entre os donos de pequenos negócios.

O aumento de custos liderou as menções, citado por 38% dos entrevistados (MEI e micro e pequenos empresários).

Apesar de liderar as inquietações, houve redução de quatro pontos percentuais em relação à primeira edição da pesquisa.

Em segundo lugar, vem a falta de clientes, que passou de 24% em agosto para 31% agora. Segundo o Sebrae, o aumento está relacionado à alta dos juros e ao endividamento das famílias.

Isso porque os juros altos freiam o consumo e aumentam a preocupação dos donos de pequenos negócios em ter para quem vender, o que supera a preocupação com os custos maiores.

O receio de falta dos clientes, mostrou o levantamento, tem segurado os empreendedores a repassarem os aumentos de custos aos consumidores.

Embora 78% tenham relatado aumento de gastos com insumos, combustíveis, aluguel e energia nos últimos 30 dias, 49% não repassaram o impacto para os clientes, 41% repassaram parcialmente e somente 8% repassaram totalmente os maiores custos. Um total de 2% não soube ou não respondeu.

Em agosto do ano passado, 76% dos donos de pequenos negócios reclamavam do aumento de custos. Desse total, 43% não repassaram, 47% repassaram parcialmente e 9% totalmente.

A combinação de queda no número de clientes e custos maiores atingiu o faturamento dos pequenos negócios. Segundo a pesquisa, 42% relataram queda nas receitas em relação ao mesmo período do ano passado e apenas 25% faturaram mais.

Em média, o faturamento caiu 10%. Entre os 22 segmentos analisados, somente dois estão faturando mais neste ano: indústria alimentícia e serviços empresariais.

A terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios foi realizada entre 24 de abril e 2 de maio, por meio de formulário online.

Ao todo, 7.537 empreendedores dos 26 estados e do Distrito Federal participaram do levantamento.

A pesquisa tem margem de erro de 1 ponto percentual para cima ou para baixo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aeroportos do Brasil receberam mais de 10 milhões de passageiros em outubro, diz Anac

Os aeroportos do Brasil receberam mais de 10,4 milhões de passageiros em outubro deste ano,…

Concurso público para procurador municipal de Aracaju segue com inscrições abertas até 6 de dezembro – AJN1

  As inscrições para o concurso público de procurador municipal de Aracaju seguem abertas até…

Volume de empreendedores negros cresce no país: Sudeste e Nordeste lideram | ASN Nacional

Coleção da Traços Marcantes. A baiana Taís Cardoso é proprietária da marca infantil Traços Marcantes,…