11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • PL do vereador Pastor Diego é aprovado e alerta sobre condições neuroimunes raras – Portal Imprensa 1

PL do vereador Pastor Diego é aprovado e alerta sobre condições neuroimunes raras – Portal Imprensa 1

Mais uma vitória na luta pela qualidade de vida dos pacientes que sofrem com condições neuroimunes raras foi conquistada.  A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta terça-feira, 17, em Redação Final, o Projeto de Lei (PL) 269/2023 que institui a Semana de Conscientização das Doenças Neuroimunológicas no calendário oficial do município.

A propositura é de autoria do vereador Pastor Diego (União) e visa ampliar o conhecimento sobre essas doenças entre a população e os profissionais de saúde. Com a iniciativa do parlamentar, lideranças do segmento, como Camila Oliveira, presidente do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuro Imunes (CADNI), participaram dos debates no plenário e reforçaram o apoio à proposta.

“Nossa intenção é combater a desinformação e assegurar melhores condições de diagnóstico, tratamento e suporte para os pacientes e suas famílias. A proposta, busca incluir essas enfermidades, como esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica (ELA), nas políticas públicas de saúde do município, com foco no atendimento adequado e no respeito aos pacientes”, explicou Pastor Diego.

De acordo com a matéria original do projeto, a Semana de Conscientização será marcada por campanhas, palestras e ações educativas para dar maior visibilidade a essas doenças crônicas. “A falta de conhecimento sobre a condição, tanto por parte da população quanto dos profissionais de saúde, leva a diagnósticos tardios e tratamentos inadequados”, alertou o parlamentar.

A expectativa é que, com a aprovação da proposta, Aracaju avance no cuidado e na inclusão desses pacientes, promovendo uma rede de apoio mais humanizada. A propositura será encaminhada para a Prefeitura Municipal de Aracaju e resta apenas ser sancionada pelo Chefe do Executivo para se tornar Lei Municipal. “Nossa intenção é que o paciente possa chegar ao hospital, à unidade de saúde, tendo o respeito e o encaminhamento adequado”, enfatizou Diego.

Foto: Gilton Rosas

Por Lucivânia Pereira

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…