O prefeito Edvaldo Nogueira decretou, nesta quinta-feira, 24, luto oficial de três dias em Aracaju, em virtude do falecimento do ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido como Maguila. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Aracaju. O atleta, que estava internado em uma casa de repouso no município de Itu, no interior de São Paulo, morreu, aos 66 anos.
“Com tristeza, recebi a notícia do falecimento de Maguila, um grande aracajuano que marcou a história do boxe mundial. Considerado o principal peso-pesado brasileiro, o pugilista conquistou inúmeros títulos ao longo dos seus 17 anos de carreira, acumulando 77 vitórias, sendo 66 nocautes conquistados com a sua direita certeira. Sem dúvida, Maguila deixará o seu nome eternizado na mente dos brasileiros. Em sua homenagem, decretei luto oficial de três dias em nosso município”, destacou o prefeito.
Segundo a PMA, o decreto que declara luto oficial na capital sergipana considera o legado esportivo inestimável do atleta e a trajetória marcada por conquistas, sendo o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados.
Governo de Sergipe
O governador Fábio Mitidieri, por meio das redes sociais, lamentou a morte do boxeador. “Mais que um ícone do esporte, Maguila foi um exemplo de força, perseverança e orgulho para nós. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e fãs. Que seu espírito descanse em paz!
Trajetória
Natural de Aracaju, Maguila se mudou para São Paulo ainda jovem, quando trabalhou na construção civil. À época, ele praticava boxe durante o tempo livre. Já seguindo a carreira de boxeador, Maguila chegou a ser treinado pelo renomado técnico norte-americano Angelo Dundee, quando recebeu o apelido por sua semelhança com um personagem de desenho animado.
A carreira do pugilista numerou 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 66 por nocaute, 7 derrotas e 1 empate. Além de campeão brasileiro, Maguila conquistou também os títulos Sul-Americano, Latino-Americano, foi campeão das Américas, pentacampeão continental e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.
Com informações da PMA