O município de Poço Verde, em Sergipe, teve sua situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira, 18, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A decisão, coordenada pela Defesa Civil Nacional, é resultado da severa estiagem que atinge a região, permitindo que a cidade tenha acesso a recursos federais para medidas emergenciais.
Além de Poço Verde, outras nove cidades de diferentes estados também foram incluídas na lista de emergência por conta da seca. Entre elas estão: Presidente Figueiredo (AM), Água Branca e Poço das Trincheiras (AL), Irajuba, Itiúba e Riacho de Santana (BA), Borrazópolis (PR), e Petrolândia e Santa Cruz (PE).
Com essa medida, as prefeituras poderão solicitar apoio do Governo Federal para ações como a distribuição de cestas básicas, água potável e itens de higiene, além de suporte às equipes que atuam nas operações da Defesa Civil. Agora, Poço Verde se soma a outros 380 municípios brasileiros que enfrentam os impactos da estiagem, afetando principalmente as comunidades rurais dependentes da agricultura