11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Poetisa sergipana Martha Sales estreia sua obra na Bienal do Livro SP

Yalorixá e poetisa sergipana Martha Sales estreou sua obra na Bienal do Livro SP (Foto: Assessoria de Imprensa)

A tradicional Bienal do Livro de São Paul, um dos maiores eventos literários da América Latina, que reúne autores, editores, livreiros e um público apaixonado por livros, recebeu em sua edição deste ano, a yalorixá, cientista social, professora, especialista em antropologia e poetisa, Martha Sales. No dia 12 de setembro, a autora, que estreia no evento com a sua obra “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”, participou também da mesa “Orixalidade e Literatura Afro-brasileira: decolonizando narrativas e a escrita”, promovida pelo coletivo Escreva, Garota! na Areninha.

O encontro para a discussão sobre literatura afro-brasileira contou com a participação da jornalista e Dra. em Ciências da Religião, Claudia Alexandre e da professora e Dra. em Antropologia, Yérsia Assis, que juntas abordaram a importância da Orixalidade na literatura afro-brasileira e como essa conexão contribui para a construção de uma narrativa mais justa e inclusiva. De acordo com a Yalorixá Martha Sales, o objetivo do encontro foi o de promover um debate rico e inspirador sobre a descolonização da cultura e da literatura, fortalecendo a valorização da cultura afro-brasileira e incentivando a leitura e produção literária afro-brasileira.

“A proposta da mesa surge a partir da abertura da Areninha do Coletivo de Escritoras e Autoras Independentes, Escreva,garota!, do qual faço parte, onde enxerguei a possibilidade de estar levando ao público da Bienal esse diálogo acerca da escrita de Mulheres de Terreiro, que se refletem numa literatura atravessada pela ancestralidade e potente para a decolonização do pensamento e das narrativas existentes sobre nós, nossas existências e subjetividades, ajudando a problematizar, questionar e desconstruir o racismo religioso. Sendo assim, convidei Cláudia e Yérsia, duas irmãs no Axé, amigas, mulheres de Terreiro, com representatividade e trajetórias que somaram comigo nessa roda fortalecendo o propósito do tema”, destacou.

A mesa “Orixalidade e Literatura Afro-brasileira: decolonizando narrativas e a escrita” foi um momento fundamental para a discussão sobre a importância da cultura afro-brasileira na literatura e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Essa é uma mesa cujo tema é de extrema importância, pois trazemos a nossa ancestralidade em nossas obras, em nossas existências e experiências, algo que há pouco tempo era um espaço que estava fechado, portanto, foi uma excelente oportunidade e eu agradeço muito o convite”, celebrou a Egbomi, jornalista e autora da obra ganhadora do Prêmio Jabuti 2024, Exu-Mulher, Cláudia Alexandre.

Para a professora doutora em Antropologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Yérsia Assis, pensar literaturas vinculadas às práticas de axé e de cultura de terreiro são fundamentais para as disputas que são feitas por outros modos de ensinar, de aprender. “Considerei muito importante a nossa participação e o convite para essa atividade, especialmente sendo na Bienal Internacional do livro, estar nesse espaço, dialogando sobre essa temática e reverberando sobre ela é fundamental para as mudanças que desejamos na sociedade, e são apostas que impulsionam estratégias para o combate ao racismo religioso”, disse.

Sobre a autora

Martha Sales é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA. Pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi- UFS). Membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé. Sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Martha Sales, siga seu perfil nas redes sociais: https://www.instagram.com/martha_sales/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…

Área Ciclismo e Corrida funcionará normalmente neste sábado, 23

(Foto: SMTT) A Prefeitura de Aracaju informou que, mesmo com a realização do…