Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Turismo
  • Por que a Tap recusou embarque do cão de assistência?

Por que a Tap recusou embarque do cão de assistência?

Divulgação/Inframérica

Tap enviou comunicado ao Portal PANROTAS sobre o ocorrido no voo Rio-Lisboa

No último sábado (24), a companhia aérea Tap Air Portugal cancelou o voo TP74, que partiria do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Lisboa. A decisão ocorreu após a empresa se recusar a embarcar o cão de assistência Teddy de uma criança autista de 12 anos, mesmo diante de ordem judicial brasileira que autorizava o transporte do animal na cabine.

A criança e sua família se mudaram para Portugal em abril sem o cão porque a Tap já tinha impedido o embarque. Na ocasião, a companhia alegou questões operacionais. Desta vez, a companhia sugeriu alternativas, como o transporte do animal no compartimento de bagagens, mas a família recusou, argumentando que o cão não foi treinado para viajar no porão e que tal medida desrespeitaria a decisão judicial.

Em nota (leia na íntegra abaixo) ao Portal PANROTAS, a companhia afirma que “devido a uma ordem judicial de autoridades brasileiras, que violaria o Manual de Operações de Voo da Tap Air Portugal, aprovado pelas autoridades competentes portuguesas, e que colocaria em risco a segurança a bordo”.

A Tap informa ainda, em sua página na internet voltada ao transporte de animais, “que reserva-se o direito de recusar o transporte do animal de estimação na cabine e de o transferir para o porão da aeronave se, por exemplo, a caixa de transporte não cumprir as condições necessárias ou se o animal apresentar sinais de agressividade ou doença que possam comprometer a segurança do voo”.

Segundo o jornal português Correio da Manhã, o cancelamento do voo custou cerca de meio milhão de euros à companhia portuguesa, sendo 393 mil euros em bilhetes, além dos custos com hospedagem e alimentação dos 288 passageiros que não puderam voar. Além disso, outros dois voos seguintes sofreram atrasos.

Comunicado da Tap na íntegra

“A prioridade número 1 da TAP sempre será a segurança dos nossos passageiros e tripulação.

Devido a uma ordem judicial de autoridades brasileiras, que violaria o Manual de Operações de Voo da TAP Air Portugal, aprovado pelas autoridades competentes portuguesas, e que colocaria em risco a segurança a bordo, lamentamos informar que fomos obrigados a cancelar o voo TP74.

Este cancelamento foi devido a obrigação judicial de transporte em cabine de animal que não cumpre com a regulamentação aérea acima mencionada.

Foram dadas alternativas de transporte para o animal, que não foram aceitas pelo tutor.

Informamos ainda, que a pessoa que necessita de acompanhento do referido animal não realizaria a viagem neste voo de hoje. Sendo o animal acompanhado por passageira que nao necessita do referido serviço.

A TAP lamenta a situação, que lhe é totalmente alheia, mas reforçamos que jamais poremos em risco a segurança dos nossos passageiros”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…