Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Preços de imóveis em 2024 têm maior variação em mais de uma década, mostra índice

Preços de imóveis em 2024 têm maior variação em mais de uma década, mostra índice

Os preços das residências aumentaram 7,73% em 2024 e registraram a maior variação desde 2013, segundo o Índice FipeZAP de Venda Residencial.

O avanço acumulado no ano é ainda superior aos 4,71% registrados pelo IPCA-15 em dezembro. O indicador é tido como a prévia da inflação. O dado oficial de 2024, apurado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será divulgado na sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Paula Reis, economista do DataZAP, a variação acumulada no ano passado está relacionada com o desempenho da economia brasileira.

“A condição macroeconômica influenciou positivamente o mercado imobiliário ao contribuir para a expansão da concessão de crédito para os segmentos popular e médio padrão”, afirmou Reis.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,9% no terceiro trimestre do ano passado, segundo o IBGE, e surpreendeu positivamente as estimativas iniciais do mercado.

A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,1% no trimestre encerrado em novembro — os números mais recentes —, no menor patamar para o período desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em 2012.

Os lugares que registraram os maiores aumentos no preço dos imóveis foram Curitiba (18%) e Salvador (16,38%).

No último mês do ano, os preços dos imóveis à venda subiram 0,66% e interromperam o recuo registrado em novembro, quando o índice caiu para 0,49%. Nacionalmente, aquele que pretendia comprar ou vender um imóvel residencial se deparou com um valor médio de R$ 9.366/m².

Para este ano que se inicia, a economista da DataZAP diz que a expectativa é de um mercado imobiliário mais desafiador, “em especial para o segmento de médio padrão, diante de um cenário de crescimento da taxa básica de juros, o que limita o acesso ao mercado de compra e venda”.

Reis ainda cita recursos mais caros para o financiamento, diante do esgotamento da poupança, como um dos obstáculos para esse ano.

Relembre 6 acontecimentos de destaque em 2024 na economia do Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil é mercado prioritário para a Brand USA

PANROTAS / Artur Luiz Andrade A Brand USA, agora sob o comando de Fred Dixon,…

Juninho no Flamengo? Zinho diz qual ‘9’ prefere para time de Filipe Luís

Após não renovar com Gabigol, o Flamengo busca uma reposição para o ataque na janela…

Juninho no Flamengo? Zinho diz qual ‘9’ prefere para time de Filipe Luís

Após não renovar com Gabigol, o Flamengo busca uma reposição para o ataque na janela…