A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Tribunal de Contas e contou com a presença de diversas autoridades
A manhã desta quarta-feira, 10, ficou marcada por premiações que reconhecem o compromisso da atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro em trabalhar de forma transparente e sustentável. A administração municipal conquistou o Selo Diamante de Transparência Pública e o Selo por iniciativas sustentáveis. Esta é uma das certificações mais importantes no cenário nacional e faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2025, conduzido pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Esta conquista coroa o novo tempo em Socorro, que pela primeira vez em sua história está participando desta solenidade, recebendo o mais alto Selo.
O prefeito de Socorro, Samuel Carvalho, reiterou o compromisso que a gestão assumiu com a transparência e ressaltou a importância da conquista. “Recebemos este Selo com muita alegria. Isso é resultado das ações desenvolvidas ao longo deste ano, principalmente em relação às melhorias que fizemos no nosso portal da transparência. Na oportunidade, também recebemos o Selo de iniciativas sustentáveis por dois projetos incríveis realizados em nosso município, o que mostra que toda administração trabalha de forma integrada para garantir um futuro digno para todos os socorrenses, com respeito e qualidade”, completou Samuel.
A secretária municipal da Educação, Adriana Carvalho, celebrou a contribuição da Semed para esta conquista. “Estamos sempre atuando em parceria com as diversas pastas municipais, uma delas é o Meio Ambiente, onde desenvolvemos, juntos, esse projeto com recicláveis, permitindo que nossos alunos aprendam na prática a importância de cuidar do nosso futuro. Nossos alunos amaram o projeto e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Adriana.
O secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Allan Fontes, comemorou o Selo de iniciativas sustentáveis. “É uma alegria imensa para o município de Nossa Senhora do Socorro receber dois prêmios, um deles sendo o de iniciativas sustentáveis, onde trabalhamos o Mapeamento Arbóreo Digital. Somos o único município com todas as suas árvores mapeadas, classificadas e qualificadas. Parabenizar a educação pelo projeto ‘Arte que Transforma’, onde transformamos materiais pets em recicláveis para uso da própria unidade escolar. Ao longo deste ano, trabalhamos fortemente a sustentabilidade e isso é como se fosse a coroação do trabalho que desenvolvemos, graças ao empenho de toda gestão que trabalha de forma integrada.
Selo Diamante
O Selo Diamante de Transparência Pública é uma das certificações mais importantes no cenário da transparência no Brasil, faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2025, conduzido pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Com essa conquista, o município se destaca entre as cidades que atenderam plenamente aos rigorosos critérios estabelecidos pelo programa.
A avaliação foi realizada por meio do Radar Nacional de Transparência Pública, uma ferramenta digital da Atricon que reúne os índices de transparência ativa de órgãos públicos em todo o país, oferecendo um panorama dos critérios de transparência atendidos por cada portal. De acordo com o relatório divulgado pela Atricon, Socorro cumpriu 100% dos itens essenciais para o Selo.
O Selo Diamante atesta que o município cumpre, com elevado padrão de qualidade, os requisitos de publicidade dos atos públicos, garantindo que informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, obras, servidores, programas e políticas públicas estejam disponíveis de forma clara, acessível e atualizada.
O resultado obtido é fruto das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2025, período em que a atual gestão implementou importantes aprimoramentos no Portal da Transparência, modernizou processos internos e intensificou os fluxos de monitoramento das informações governamentais. A Controladoria-Geral e a Ouvidoria-Geral do Município desempenharam papel estratégico nesse avanço, orientando as secretarias, revisando normativos, uniformizando procedimentos e assegurando que as informações fossem publicadas com precisão e responsabilidade.
Foto: Milton Carvalho
Fonte: Assessoria de Comunicação