Na noite desta terça-feira (24), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou o 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que homenageou jornalistas que se destacaram na comunicação empreendedora no estado. A cerimônia premiou os melhores trabalhos nas diversas categorias, escolhidos por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais da área: Lucimeire Dias, Marta Torezam e Onofre Ribeiro.
Mato Grosso foi o estado com o maior número de inscrições na região Centro-Oeste, com 138 participantes, dos quais 34 foram selecionados para a final da etapa estadual. Os vencedores de cada categoria foram premiados com a participação na missão técnica ao RD Summit, que ocorrerá em novembro em São Paulo. Os primeiros colocados ainda concorrem na fase regional, que selecionará os finalistas para a grande final nacional, marcada para novembro em Brasília, onde poderão ganhar um notebook.
Os principais destaques do PSJ foram: Everaldo Galdino em fotojornalismo, Elayne Mendes em áudio, Caroline Mesquita de Faria em texto, Camila Regina Freitag em vídeo e Ryan Chagas da Cruz na nova categoria universitária. Os jornalistas participantes representaram diversas cidades, incluindo Sorriso, Nova Canaã do Norte, Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Paranatinga e Santo Antônio do Leverger.
Lélia Brun, diretora superintendente do Sebrae/MT, enfatizou a importância do prêmio para a valorização do jornalismo local e a promoção dos pequenos negócios. “Antes de premiar, reconhecemos e agradecemos o valiosíssimo papel da imprensa e a dedicação profissional de cada um de vocês. Estamos todos juntos nesse pacto de apoio ao empreendedorismo no Brasil”, declarou.
Os vencedores expressaram suas experiências e a relevância de seus trabalhos. Camila Freitag, vencedora na categoria vídeo, destacou a importância da sustentabilidade em sua pauta. “Participamos de um congresso de sustentabilidade e fizemos uma pesquisa aprofundada para trazer um conteúdo significativo”, explicou.
Ryan Chagas da Cruz, estudante de jornalismo da Unemat, venceu na categoria universitário com a pauta sobre ‘Turismo de Saberes’. Para ele, o prêmio é um marco para os estudantes e um passo importante para sua futura carreira.
Elayne Mendes, que ganhou na categoria áudio com a matéria ‘Empreendedorismo materno’, ressaltou a importância do prêmio para a sociedade. “É fundamental trazer a importância do empreendedorismo para a sociedade, especialmente em tempos de reinvenção”, afirmou.
Caroline Mesquita de Faria, vencedora na categoria texto, narrou a história de uma família que utiliza barro e materiais recicláveis para construir imóveis mais frescos. “Estou muito feliz com o prêmio, que é a realização de anos de dedicação ao meu trabalho”, disse.
Por fim, Everaldo Galdino, premiado em fotojornalismo, ilustrou o empreendedorismo na cerveja artesanal. “A foto que fiz, juntamente com o fotógrafo Tchélo Figueiredo, mostra o recomeço de um empreendedor em Cuiabá e a dedicação que temos em nossa profissão”, comentou.
Lista de Vencedores
Categoria Áudio:
1° lugar: Elayne Mendes – Empreendedorismo materno: o cuidar em todos os sentidos (CPA FM)
2° lugar: Alex Marques Bettinardi – Economia criativa (Rádio Centro América FM Rondonópolis)
3° lugar: Rômalo Bessa – Consultoria pode impulsionar crescimento de Microempresas (Mato Grosso no Ar)
–
Categoria Fotojornalismo:
1° lugar: Everaldo Galdino – Cervejas artesanais conquistam consumidores em Cuiabá (Site e Revista RDM)
2° lugar: Camila Ribeiro dos Santos Lima – Mapa das startups em Cuiabá, a 2ª capital do Centro-Oeste em inovação (Hipernotícias)
–
Categoria Texto:
1° lugar: Caroline Mesquita de Faria – ‘Casa de cupim’: família constrói imóveis 10°C mais frescos usando barro e materiais recicláveis em MT (G1 MT)
2° lugar: Cátia Crissiani Alves – Mato Grosso é o estado que mais atua no ecoturismo (Jornal Estadão Mato Grosso)
3° lugar: Amábile Monteiro – Empreendedora que perdeu visão e movimento das pernas cria clínica de massagem em MT: ‘autonomia’ (G1 MT)
–
Categoria Vídeo:
1° lugar: Camila Regina Freitag – Empreendedores adotam responsabilidade ambiental e social nos negócios (TV Centro América)
2° lugar: Luisa Câmara – Pequenos produtores destinam alimentos para merenda escolar (TV Globo/Centro América)
3° lugar: João Carlos Morandi – Sustentabilidade e lucratividade podem caminhar juntos (TV Centro América – Sinop)
–
Categoria Universitário:
1° lugar: Ryan Chagas da Cruz – Turismo de Saberes: conhecendo a cultura do outro como forma de lazer (Unemat – Campus Tangará da Serra)
2° lugar: Nathânia Cristina Ortega Santos – Empreendedorismo feminino: as barreiras da dupla jornada (Universidade Federal de Mato Grosso).