Assunção, capital do Paraguai, foi escolhida nesta sexta-feira (10) para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031, superando a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói por 28 votos a 24.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco Antônio La Porta, comentou o resultado logo após o anúncio. “A gente sabia que estava apertado. As conversas que tivemos com os eleitores apontavam para uma decisão muito equilibrada”, afirmou ao canal SporTV.
Segundo La Porta, o fato de o Paraguai nunca ter recebido sequer a edição júnior do evento pesou a favor dos paraguaios. “Alguns países apostaram em dar oportunidade a um novo anfitrião. Já passamos por isso em 2007 e 2016, quando usamos esse mesmo discurso para vencer”, lembrou.
O Rio de Janeiro baseou sua proposta no legado das Olimpíadas de 2016 e do Pan de 2007, destacando a reutilização de instalações como a Vila dos Atletas e arenas já existentes. Assunção, por sua vez, apresentou como cartão de visita o Pan Júnior realizado em agosto deste ano, além de projetos para uma nova Vila Pan-Americana, um estádio de atletismo e um ginásio multiuso no Parque Olímpico local.
Se a candidatura brasileira tivesse sido escolhida, o país sediaria o Pan-Americano pela terceira vez – as edições anteriores ocorreram em 1963, em São Paulo, e em 2007, no Rio.
