O Procon Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM), começa nesta sexta-feira, 19, uma ação especial de orientação voltada aos consumidores, durante o período de compras de fim de ano. A iniciativa será realizada no calçadão da Rua João Pessoa, no Centro da capital e faz parte do projeto Procon Mais Próximo do Consumidor: Consumo Consciente, o presente que faz toda a diferença.
O objetivo é levar informação à população aracajuana, promovendo a educação para o consumo e reforçando a importância do conhecimento dos direitos do consumidor, principalmente em um dos períodos de maior movimentação do comércio. A ação também integra a programação da décima segunda edição deste ano do Giro Fundat. A iniciativa de caráter intersetorial leva gratuitamente serviços essenciais à população.
“Estar no calçadão da rua João Pessoa é estar onde o consumidor realmente está. Nosso intuito é levar orientação de forma clara, acessível e preventiva. Queremos que o cidadão compre com segurança, pesquisando preços, desconfiando de ofertas muito vantajosas e, principalmente, exigindo e guardando a nota fiscal, que é a principal garantia dele”, destacou a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo.
Ainda durante a ação, equipes do Procon Aracaju irão entregar aos lojistas exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para reforçar os deveres e responsabilidades nas relações de consumo. “A educação para o consumo beneficia toda a sociedade. Quando consumidor e fornecedor conhecem seus direitos e deveres, as relações se tornam mais equilibradas e os conflitos são reduzidos. O consumo consciente é, sem dúvida, o presente que faz toda a diferença”, completou.
Texto e foto ascom AAN