Os resultados da produção animal no terceiro trimestre de 2025 indicam avanços significativos em diversos segmentos. O abate de bovinos apresentou alta de 11,9% em relação ao mesmo período de 2024 e crescimento de 4,7% frente ao trimestre anterior.
Foram produzidas 25.235 toneladas de carcaças bovinas, representando aumento de 8% na comparação anual e 3,2% em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados são os resultados completos das Estatísticas da Produção Pecuária para o 3º trimestre de 2025, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Em Sergipe, o abate de vacas vem crescendo desde 2024, enquanto o de bois está estável. No Brasil, o abate de fêmeas superou o de machos pela primeira vez na série histórica do IBGE”, pontuou Hellie Mansur, Chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias.
A produção de ovos também registrou expansão expressiva. No período, foram produzidas 10,7 milhões de dúzias de ovos de galinha, um acréscimo de 26,5% sobre o terceiro trimestre de 2024 e avanço de 6,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Outro destaque foi a aquisição de leite cru pelos estabelecimentos sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal. O volume atingiu 154,3 milhões de litros, o que reflete crescimento de 27,6% frente ao mesmo trimestre do ano passado e aumento de 6,9% na comparação com o segundo trimestre de 2025.
Segundo Hellie Mansur, os dados do 3º trimestre refletem um bom momento da produção animal em Sergipe. “Os resultados das pesquisas trimestrais da pecuária para o 3º trimestre de 2025 registraram o maior volume da série histórica para abate de bovinos, aquisição e processamento de leite e produção de ovos de galinha”, finalizou.
Fonte: IBGE/SE