11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qualidade dos combustíveis na grande Aracaju é avaliada

FISCAIS DA ANP ESTÃO TESTANDO A QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS VENDIDOS NOS POSTOS DO ESTADO DE SERGIPE (Divulgação/Procon)

Milton Alves Júnior

Peritos federais realizaram durante a manhã e tarde de ontem sucessivas vistorias em postos de combustíveis em atividade nos municípios que compõem a região metropolitana de Aracaju. Durante as análises foram desenvolvidos procedimentos diversos, a exemplo de aferições volumétricas das bombas, análise da qualidade dos combustíveis, verificação de aspectos de precificação e cumprimento do direito à informação. A ação fiscalizatória contou com o apoio de outros órgãos, entre eles a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A expectativa é que ainda esta semana os profissionais apresentem um balanço geral destas ações.

A sação tem como princípio básico minimizar e combater a comercialização de produtos adulterados ou que bombas estejam fora dos padrões regulares. Paralelo à atividade federal, sucessivas intervenções desenvolvidas por órgãos de fiscalização estadual, a exemplo de técnicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Este trabalho é conduzido pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor. O trabalho de perícia é igual ao processo de investigação realizado em ocasiões anteriores. A princípio os profissionais utilizam equipamentos para aferir se a quantidade de combustível sinalizada na bomba é compatível com o que foi preenchido no tanque. As equipes também seguem analisado notas fiscais com a perspectiva de verificar eventual unificação de preços. Sobre este estudo, os peritos federais informaram ao JD que, caso sejam encontradas irregulares, será aberto posteriormente um inquérito para que seja feita a apuração e responsabilização.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aeroportos do Brasil receberam mais de 10 milhões de passageiros em outubro, diz Anac

Os aeroportos do Brasil receberam mais de 10,4 milhões de passageiros em outubro deste ano,…

Concurso público para procurador municipal de Aracaju segue com inscrições abertas até 6 de dezembro – AJN1

  As inscrições para o concurso público de procurador municipal de Aracaju seguem abertas até…

Volume de empreendedores negros cresce no país: Sudeste e Nordeste lideram | ASN Nacional

Coleção da Traços Marcantes. A baiana Taís Cardoso é proprietária da marca infantil Traços Marcantes,…