11/19/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Quase 70% dos CEOs afirmam incorporar totalmente ESG em seus negócios, diz pesquisa

Quase 70% dos CEOs afirmam incorporar totalmente ESG em seus negócios, diz pesquisa

A pauta ESG está crescendo no empresariado brasileiro, segundo pesquisa Mapa ESG Brasil, encomendada pela Plano em parceria com a Mynd e realizada pela Ilumeo.

O levantamento mostrou que 69% dos CEOs afirmam incorporar totalmente práticas de governança ambiental, social e corporativa em seus negócios.

De acordo com o estudo, 70 empresas realizavam ações ligadas ao ESG em 2023 — ante 47 em 2022 —, sendo que as políticas mais estruturadas ocorrem nas empresas presentes na bolsa.

Atualmente, 7 em cada 10 empresas listadas na B3 divulgam esse tipo de informação e 57% delas contam com auditoria ou revisão por entidade independente.

E isso pode ser um reflexo do avanço regulatório no Brasil.

No ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o Anexo ASG, documento com as medidas propostas pela B3 para estimular a diversidade de gênero e a presença de grupos sub-representados em cargos de alta liderança, além de possibilitar um reporte de boas práticas de ESG pelas companhias listadas.

As micro e pequenas empresas são as que mais praticam alguma atividade ESG, contando com 89%, mesmo que cerca de 3 em cada 10 não sejam tão familiarizadas com a sigla.

Conforme a pesquisa, os principais motivos que levam as empresas a incorporarem ESG são a busca por impacto positivo em questões socioambientais, fortalecer a reputação das marcas e a relação com as outras partes envolvidas no negócio.

Por isso, a maioria (72%) priorizam a questão social nas suas agendas, seguido da governança (68%) e da pauta ambiental (66%).

Viviane Duarte, fundadora e CEO da Plano explica que “investir no ‘S’, de social, é uma oportunidade das empresas demonstrarem um compromisso com o bem-estar das comunidades e dos colaboradores, proporcionando não só melhorias para a reputação da marca, como também no desenvolvimento de produtos para atrair consumidores e stakeholders“.

*Sob supervisão de Gabriel Bosa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Diferença entre a remuneração de homens e mulheres à frente de empresas recua, mas ainda é expressiva | ASN Nacional

As mulheres empreendedoras têm conquistado seu espaço no mercado e reduzido a diferença para os…

Sergipe registra crescimento de quase 15% da receita corrente – AJN1

  A secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, apresentou, nessa terça-feira (19), à Comissão…

Danniel Alves Costa é reeleito presidente da OAB/SE

O advogado Danniel Costa foi reeleito para presidência da Ordem (Foto: OAB/SE) A…