Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Queda de avião: Voepass é 4ª maior aérea do Brasil e opera apenas aeronaves da ATR

Queda de avião: Voepass é 4ª maior aérea do Brasil e opera apenas aeronaves da ATR

A Voepass, companhia cujo avião caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9), é a quarta maior aérea do país. A empresa opera apenas aeronaves da fabricante franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR).

Não houve sobreviventes no acidente com o voo 2283, conforme informações da Polícia Militar e da Prefeitura de Valinhos (SP).

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia tem participação de mercado de 0,5%. Assim, fica apenas atrás de Latam (39,6%), Azul (31%) e Gol (28,8%), maiores aéreas do país, que somam mais de 99% da demanda.

A companhia movimentou no último ano, entre julho de 2023 e junho de 2024, 829 mil passageiros. Estes viajantes estiveram distribuídos em 43 destinos.

De acordo com o Planespotters, todas as 16 aeronaves operadas pela companhia são da fabricante ATR, sendo dois ART-42 e 14 ART-27 — modelo do avião que caiu em Vinhedo.

A média de “idade” das aeronaves é de 17 anos.

A empresa foi fundada em 1995 e se chamava inicialmente Passaredo. Em 2019, a companhia comprou a MAP Linhas Aéreas, com sede em Manaus, e passou a se chamar Voepass.

A Voepass hoje tem uma parceira de codeshare com a Latam, modalidade em que o usuário compra uma passagem de uma companhia aérea e embarca no avião de outra empresa.

Avião estava na frota há menos de 2 anos

O avião que caiu em Vinhedo era operado há menos de dois anos pela Voepass Linhas Aéreas.

Registrado como PS-VPB, o ATR 72 que caiu em Vinhedo é parte da frota da companhia desde 17 de outubro de 2022. Fabricada em Toulouse, na França, em abril de 2010, a aeronave tem 14 anos.

Antes de pertencer à Voepass, a aeronave foi operada pela marroquina Belle Air, pela italiana Belle Air Europe, pela norueguesa Nordic Aviation Capital (NAC) e pela polonesa Pelita Air Service.

Como mostrou a CNN com dados do Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos.

A plataforma indica que a aeronave voava a 17 mil pés às 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h.

O tempo total de voo era de 1h50.

A partir deste momento, a aeronave passa a perder altitude. Menos de dois minutos mais tarde, às 13h22, desaparece do radar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ficco/SE prende homem com 30 kg de drogas em Itabaiana – P.M.S.E.

Na manhã desta quarta-feira (23), equipes da Polícia de Militar de Sergipe, em ação conjunta…

Artesãos sergipanos celebram renda, identidade e reconhecimento na Vila da Páscoa

Evento promovido pelo Governo do Estado reúne talentos de diversos municípios de Sergipe, valoriza a…

CCJ analisa recurso de Glauber Braga contra cassação nesta quinta (24)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara começa a analisar nesta quinta-feira (24)…