Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Quinto Constitucional: TRF julgará processo eleitoral dia 3 de junho

Quinto Constitucional: TRF julgará processo eleitoral dia 3 de junho

OAB/SE divulga lista de candidatos ao Quinto Constitucional do TJ/SE (Foto: OAB/SE)

A Justiça Federal marcou para o dia 3 de junho o julgamento do mérito referente à liminar que suspendeu temporariamente o processo de formação da lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) pelo Quinto Constitucional, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE). Ao todo, 29 advogados de Sergipe disputam a vaga.

O caso será analisado pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), composta por três desembargadores, tendo como relator o desembargador federal Fernando Braga Damasceno. Na ocasião, os magistrados decidirão se o processo eleitoral poderá ter continuidade ou se deverá ser reiniciado em um novo formato.

Com a definição da data do julgamento, a expectativa é de que o futuro do processo eleitoral para a vaga de desembargador do TJSE pelo Quinto Constitucional seja finalmente esclarecido. A depender da decisão, a OAB-SE poderá definir a nova data da eleição.

O processo foi suspenso temporariamente no dia 6 de março, após o desembargador Vladimir Souza Carvalho acatar o pedido de tutela de urgência recursal para suspensão do processo, atendendo a um recurso interposto pelo advogado Aurélio Belém, que já havia contestado anteriormente o novo modelo aplicado pela OAB/SE.

Na decisão, o magistrado destacou que a continuidade do processo eleitoral poderia resultar na sua posterior anulação, gerando prejuízos ao vencedor e ao Judiciário. Por isso, considerou prudente a suspensão até que a controvérsia fosse analisada com profundidade pelo tribunal, a fim de evitar insegurança jurídica e garantir um julgamento adequado.

Entenda o caso

No dia 14 de fevereiro, a Justiça Federal em Sergipe (JFSE) determinou a realização de uma audiência para discutir o processo de escolha das listas sêxtuplas, após ação proposta pelo advogado Aurélio Belém. Dias depois, o juiz Ronivon de Aragão, da 2ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, manteve as regras e confirmou a legitimidade do Conselho Seccional da OAB/SE para definir as normas do processo eleitoral.

O advogado moveu a ação com o objetivo de suspender o procedimento de escolha da lista sêxtupla após mudanças que transformaram a votação direta em um formato híbrido. Ele argumentou que a alteração impôs um “filtro prévio a ser operado pelo Conselho Seccional”, limitando a escolha direta dos advogados e comprometendo a isenção do processo.

Quinto constitucional

A vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional foi comunicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) em setembro de 2024, após a aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Antônio de Araújo Mendonça, que foi afastado em razão de seu envolvimento na operação Caneta Azul, deflagrada pela Polícia Federal em 2022.

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…