Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Rodadas de negócio aproximam cooperativas e compradores de material reciclável | ASN Nacional

Rodadas de negócio aproximam cooperativas e compradores de material reciclável | ASN Nacional

Para incentivar e estimular a comercialização justa de materiais recicláveis, o Sebrae Nacional, em parceria com as unidades regionais de São Paulo, promoveu rodadas de negócio entre organizações de catadores e representantes de empresas durante a Expocatadores 2025, que acontece em São Paulo (SP) entre os dias 17 e 19 de dezembro.

Programa Pró-Catadores atua para ampliar mercados e faturamento de cooperativas e associações, diz Joana Bona

“Queremos ajudar na abertura de mercado e no aumento do faturamento das cooperativas e associações de catadores”, disse Joana Bona Pereira, gestora do programa Pró-Catadores do Sebrae Nacional.

Sem intermediários, a negociação direta entre vendedor e comprador de recicláveis é mais vantajosa. A Recicla Jaguarari (BA), por exemplo, fechou uma venda de papelão por R$ 1 o quilo – mais do que o dobro dos R$ 0,45 pagos pela mesma quantidade em seu município de origem. “Estamos no lugar certo”, festejava a presidente Aline Sena.

Economia circular

Ao todo, 31 organizações de catadores e 9 empresas compradoras participaram dos encontros em prol da economia circular nas cadeias de valor do papel, do metal, do vidro e do plástico.

Carissa Santos, da Bahia, firmou parceria com empresa paulista

Representando a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (BA), Carissa Santos celebrava o fechamento de parceria com uma empresa de São Paulo para o fornecimento de papel cartão. “Mostramos que é possível manter a constância, que conseguimos entregar 17 toneladas de papelão por semana para Bahia e para Minas.”

Ricardo Dugo representou a Papirus, indústria de papel para produção de embalagens

Para Ricardo Mendes Dugo, analista de sustentabilidade da Papirus, indústria de papel para produção de embalagens, comprar das cooperativas tem impacto social. “Pagamos mais por tonelada, ampliando e incentivando a atuação dessas organizações.”

A Tetra Pak, multinacional sueca, conhecida pelas embalagens ‘longa vida’, também participou das rodadas. Segundo Juliana Amorim, gerente de sustentabilidade, “ao ser reciclada, a embalagem se transforma em outro produto”. O atributo de renovabilidade faz com que os materiais sejam reutilizados por mais tempo, minimizando desperdícios ao transformar resíduos em insumos para novos produtos.

Juliana Amorim, da Tetra Pak, ressaltou a importância da reciclagem

Para que o sistema funcione plenamente, porém, é necessário que a população apoie o trabalho dos catadores, fazendo o descarte correto de materiais recicláveis. Assim, todos fazem a roda da economia girar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

O estudo foi feito em parceria com os órgãos estaduais de estatística, Secretarias Estaduais de…

Rodadas de negócio aproximam cooperativas e compradores de material reciclável | ASN Nacional

Para incentivar e estimular a comercialização justa de materiais recicláveis, o Sebrae Nacional, em parceria…

6ª edição do Prêmio Olho Vivo é lançada com objetivo de eleger ‘Os Melhores de 2025’ – FaxAju

A 6ª edição do Prêmio Olho Vivo foi lançada na noite desta quarta-feira, 17 de…