Em um dos principais negócios do mercado de infraestrutura nos últimos anos, a Santos Brasil, dona do maior terminal de contêineres do país, anunciou sua venda para a terceira companhia de navegação do mundo. O valor divulgado da operação é de R$ 6,3 bilhões.
De acordo com comunicado divulgado neste domingo (22) à noite, a conclusão da venda dependerá de aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Controlada pelo grupo Opportunity, a Santos Brasil opera o Tecon Santos, que tem uma área de 600 mil metros quadrados no Porto de Santos (SP) e é o maior terminal de contêineres da América Latina.
A empresa detém ainda outros dois terminais de contêineres — em Imbituba (SC) e em Vila do Conde (PA) — e um terminal de granéis líquidos no Porto de Itaqui (MA). No ano passado, ela teve lucro de R$ 504,3 milhões.
Com sede em Marselha (França), a CMA CGM é a terceira maior transportadora marítima de contêineres e opera em 160 países. Além disso, administra cerca de 60 terminais — que movimentam diferentes tipos de cargas — em todo o mundo.
O negócio reforça uma tendência já verificada globalmente: a verticalização do setor portuário, com cada vez mais companhias de navegação (armadores) operando também terminais de contêineres em terra firme.
Com o negócio anunciado neste domingo, esse modelo se consolida no Brasil. A BTP, outro grande terminal em Santos, é controlada pela MSC e pela Maersk, duas grandes operadoras de navios de carga.
A possível venda da Santos Brasil vinha sendo comentada no mercado há tempos. Além da CMA CGM, a chinesa Cosco era apontada como uma das interessadas.