Pequenos negócios dos seis biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – desembarcam em Brasília, de 26 a 28 de setembro, para apresentarem os destinos turísticos de suas regiões. É que o Sebrae levará as empresas e experiências dessas localidades para a 51ª Abav Expo.
Nesta edição, o estande do Sebrae terá como foco a sustentabilidade e cada bioma apresentará um destino e uma empresa atendida pelo Sebrae no local.
Entre eles, estarão municípios que fazem parte do Programa Turismo Futuro Brasil, que é desenvolvido pela instituição em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como Novo Airão, no Amazonas, e Bonito, no Mato Grosso do Sul. As experiências apoiadas pelo Sebrae em cada um dos biomas também serão apresentadas em formato de pitches aos participantes que visitarem o estande.
“Este momento é uma grande oportunidade, quando os principais destinos do país estarão presentes. O nosso objetivo é fomentar, cada vez mais, o desenvolvimento de destinos sustentáveis e inteligentes para que possam atrair mais turistas, gerar mais empregos, renda e inclusão”
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae
No local também será apresentado o Programa Aventura Natural. A iniciativa promove capacitações em destinos de turismo de aventura e consultorias às micro e pequenas empresas deste segmento para conquistar as certificações de segurança. Além disso, no próprio estande, o Sebrae vai orientar os donos de pequenos negócios sobre a Jornada de Energia, que estimula a adoção de práticas sustentáveis e a redução de custos.
Diálogo
Além do estande, o Sebrae realizará com a Abav e Embratur um encontro de negócio, programado para o dia 27 de setembro. Na ocasião, empresas de receptivo de destinos negociarão com DMCs e operadores turísticos. Serão apresentados 34 produtos, roteiros e experiências que a instituição apoia nos territórios.
Durante o Abav Talks, momento para capacitação e discussão de temas relevantes ao setor, o Sebrae participará de painéis no qual abordará ações sobre energia, certificação dos pequenos negócios, turismo de experiência e territórios empreendedores.