11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Sebrae reúne ecossistema da educação empreendedora em Belo Horizonte | ASN Nacional

Sebrae reúne ecossistema da educação empreendedora em Belo Horizonte | ASN Nacional

A inclusão, de forma interdisciplinar, da educação empreendedora na formação básica dos estudantes brasileiros foi um dos caminhos apontados para alavancar a transformação da educação no país pelos participantes do painel do ecossistema Sebrae, realizado em Belo Horizonte nesta quarta-feira (25).

O Painel teve por tema “inovação e criatividade na educação” e contou com a palestra do ex-ministro do MEC e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, José Henrique Paim, e com uma mesa redonda integrada pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC), Marcelo Bregagnoli, do ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi e com a moderação de Ana Rodrigues, gerente da Educação Empreendedora do Sebrae Nacional.

Contou, ainda, com a presença de representantes do Poder Público e instituições privadas e governamentais ligadas ao contexto educacional do país e antecedeu a celebração dos 30 anos da Escola Sebrae de formação técnica, que teve início com a Escola Minas Gerais.

Na fala de abertura, o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick, trouxe os pilares estratégicos da atuação da educação empreendedora Sebrae que se volta à promoção e engajamento dos estudantes; à produção de conteúdos e apoio aos estudantes e educadores; à disseminação de forma escalada da educação empreendedora e à integração do ecossistema de educação.

Educação Empreendedora é sobre desenvolver habilidades essenciais como criatividade, resiliência e capacidade de resolver problemas. É se tornar protagonista da sua própria história.

Bruno Quick, presidente em exercício do Sebrae

Sobre os desafios da educação, o presidente indicou: “A governança é o caminho para vencermos as barreiras que inibem a construção de um ensino baseado nos comportamentos empreendedores e formar jovens inovadores”. Ao destacar a atuação no desenvolvimento de uma política pública de desenvolvimento educacional, Quick apontou o ensino empreendedor como uma forma eficaz de alinhar as mudanças curriculares às demandas técnicas, sociais e comportamentais exigidas pela nova realidade econômica mundial.

Por sua vez, a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Rodrigues, relembrou a convergência de ações das entidades participantes, como Senac, Sesi, Senai, Fundação Getúlio Vargas, Junior Achieviment, Canal Futura e Fadex, e a educação empreendedora do Sebrae. Ana Rodrigues chamou atenção para a necessidade de juntos, despertarem o interesse dos estudantes em permanecer na escola e desenvolver conhecimento.

Escola Sebrae de formação técnica

Foi destacado pelos presentes o papel do Sebrae no desenvolvimento dos estudantes brasileiros, sendo a Escola do Sebrae um modelo inovador a ser replicado. “Educação e empreendedorismo juntos formam a receita de sucesso”, conforme o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido. Responsável pela inauguração, de forma pioneira, da Escola MG, o Sebrae Minas também está à frente do Polo CER Sebrae de educação Empreendedora, que se propõe a ser uma ponte entre o universo acadêmico e o mundo do trabalho.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…