Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Podcast
  • SEGUNDONA DO TURISTA ENCERRA A TEMPORADA 2025 COM A VALORIZAÇÃO DO FORRÓ E DOS ARTISTAS SERGIPANOS – FaxAju

SEGUNDONA DO TURISTA ENCERRA A TEMPORADA 2025 COM A VALORIZAÇÃO DO FORRÓ E DOS ARTISTAS SERGIPANOS – FaxAju

A histórica Rua São João, no bairro Industrial, recebeu nessa segunda-feira, 15, a última edição de 2025 da Segundona do Turista, encerrando um ciclo marcado pela valorização das tradições culturais sergipanas e fortalecimento do turismo e da economia local. Ao longo do ano, o projeto realizou 21 edições, iniciadas em maio com periodicidade quinzenal e intensificadas nos meses de junho e julho, reunindo 63 artistas sergipanos em sua programação.

Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a iniciativa manteve o centenário quadrilhódromo da Rua São João como espaço regular para apresentações de forró pé de serra, quadrilhas juninas e outras expressões da cultura popular, atraindo moradores e turistas.

Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a Segundona do Turista se firmou como uma ação contínua ao longo do ano, com impacto direto na cena cultural e turística do estado. “Encerrar mais um ano da Segundona do Turista é reafirmar o compromisso do Governo de Sergipe com a cultura popular, com os artistas locais e preservação de espaços simbólicos como a Rua São João, que contam a história do nosso povo. Mais uma edição de sucesso nesse espaço, que é tão especial para todo mundo apaixonado por essa tradição do forró, tão forte aqui no nosso estado”, destacou.

A movimentação gerada pelo projeto também refletiu nos serviços e no comércio do entorno. Segundo o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Eder Teles, a iniciativa ampliou o fluxo de pessoas no bairro e abriu oportunidades para diferentes segmentos. “A Segundona do Turista movimenta a cultura, a arte e a economia. Ambulantes de vários bairros participam, artistas, grupos folclóricos e quadrilhas passam por aqui durante o ano inteiro. É um projeto que trouxe vida constante para a Rua São João”, disse.

Encerramento

Encerramento marcado por tradição, a última edição de 2025 contou com uma programação especial. O grupo Forró Paraxaxá abriu a noite com repertório tradicional, seguido pela Quadrilha Junina Pioneiros da Roça, campeã do concurso de quadrilhas do Gonzagão e com mais de 40 anos de trajetória. O cantor Muskito encerrou a programação do ano. Para ele, o projeto cria oportunidades importantes para os artistas sergipanos. “É um espaço que permite a gente se apresentar com regularidade, encontrar o público e viver a cultura popular de forma acessível. Isso é positivo tanto para quem sobe ao palco quanto para quem vem prestigiar”, afirmou.

O presidente da Associação das Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe (Asquajuse), Cristiano Dias, ressaltou o papel do projeto dentro do ciclo junino. “Este foi um dos maiores São João de todos os tempos. A Segundona do Turista injeta um novo ânimo e emoção no ciclo junino. Nesta emblemática e centenária Rua de São João, a Segundona proporciona um sentimento ainda mais especial. Para nós, quadrilheiros, que vivenciamos a cultura em sua essência, este é um lugar esplendoroso e brilhante, que agracia não só o movimento junino, mas também o turismo sergipano e o de outros lugares. Com mais de 26 anos de experiência, vejo que este foi o ano de maior investimento nas quadrilhas por parte do Governo do Estado. Foi um ano de valorização na nossa cultura, com mais de um milhão investido. As quadrilhas tiveram total espaço e evidência”, afirmou.

Aprovada

Ao longo das 21 edições, a Segundona do Turista reuniu frequentadores assíduos e turistas, criando uma rotina cultural nas noites de segunda-feira. Moradora de Aracaju, Ana Angélica destacou o ambiente familiar do evento. “A Rua de São João se tornou uma das tradições culturais do nosso estado. É um ambiente familiar que você pode vir com parentes e amigos para se divertir com segurança. Já deixa saudade”, avaliou.

Já o aposentado Joselito Alves, que compareceu a praticamente todas as edições do ano ao lado da esposa, reforçou o vínculo do projeto com os moradores. “A Rua São João faz parte da vida do bairro Industrial e do Santo Antônio. Ela movimenta o comércio, atrai turistas e traz alegria para quem mora aqui. É um espaço que a comunidade abraça”, afirmou.

Foto: Julia Rodrigues

VEJA MAIS

Áurea Ribeiro critica aumento de tributos em Lagarto e cobra transparência da gestão municipal – FaxAju

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada…

Eduardo Amorim parabeniza e destaca a importância dos pastores presbiterianos – RO Acontece

No Dia do Pastor Presbiteriano, comemorado nesta quarta-feira, 17, o médico anestesiologista do SUS e…