Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Semana de Conscientização da Fibromialgia é aprovada na Alese

Semana de Conscientização da Fibromialgia é aprovada na Alese

Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Lei nº 08625/2019, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Fibromialgia e a Campanha de Prevenção e Conscientização da Fibromialgia no Estado, realizada anualmente em 12 de maio, é de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania). (Foto: Divulgação)

Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Lei nº 08625/2019, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Fibromialgia e a Campanha de Prevenção e Conscientização da Fibromialgia no Estado, realizada anualmente em 12 de maio, é de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania).

No texto, a informação é de que as empresas públicas, as empresas concessionárias de serviços públicos e as empresas privadas, devem dispensar, durante todo o horário do respectivo expediente, atendimento preferencial aos portadores da doença.

A Campanha de Prevenção e Conscientização da Fibromialgia, denominada de Maio sem Dor deve ser comemorada anualmente, durante todo o mês de maio, com o objetivo de mostrar a importância de mostrar o que é Fibromialgia, seus sintomas e tratamentos.

 “O Poder Executivo pode firmar convênios não onerosos com instituições públicas e particulares, para que sejam elaboradas campanhas publicitárias de divulgação, esclarecimentos e difusão sobre a Conscientização da Fibromialgia”, justifica a lei.

De acordo com a autora da lei, a conquista foi fruto de um trabalho incansável de diálogo com pacientes, especialistas e movimentos sociais, que  trouxeram relatos sobre a invisibilidade dessa doença e os desafios enfrentados por quem convive com ela diariamente. “A legislação também garante o direito ao atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia em empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, além de promover campanhas de conscientização sobre sintomas, tratamentos e diagnóstico precoce”, celebra.

Doença crônica

A fibromialgia é considerada uma doença crônica caracterizada por dores musculares generalizadas, fadiga persistente, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e sensibilidade ao toque. Outros sintomas são dor de cabeça, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.

Especialistas no assunto acreditam que a doença é causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos. O tratamento da fibromialgia visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente; podendo ser feito por meio de analgésicos, antidepressivos e outros medicamentos podem ser usados para controlar a dor e outros sintomas; além de exercícios  físicos e fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade.

Terapias cognitico-comportamentais podem ajudar a lidar com a ansiedade e a depressão associadas à fibromialgia, assim como massagem, acupuntura e outras terapias alternativas podem ser usadas para aliviar a dor e melhorar o bem-estar, combinando com alimentação saudável, sono adequado e gerenciamento do estresse.

Fonte: Alese

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…