A combinação de crédito e consultoria empresarial, oferecidos pelo Sebrae e Banco do Nordeste, contribuiu para o aumento de 61,6% nos vínculos empregatícios ativos de micro e pequenas empresas nordestinas em 2018, em comparação às empresas que não foram beneficiadas por nenhuma destas intervenções. Este é o principal resultado de estudo inédito feito por ambas as instituições, que analisa o período de 2015 a 2018. O documento completo está disponível para consulta e download gratuito nos portais do BNB e Sebrae.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a sinergia entre as instituições resultou em um aumento médio de quatro funcionários para cada MPE, ao final do período do estudo. “O resultado confirma a importância de uma abordagem integrada, combinando consultoria e crédito para maximizar os benefícios econômicos”, avalia.
Para Valdir Oliveira, gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, o trabalho também ratifica a eficácia das intervenções de crédito e consultoria para as MPEs na região Nordeste. Segundo ele, o estudo ainda aponta aumento em outro item: 61,6% na Massa Salarial destas empresas em 2018.
O impacto na massa salarial nos dá a dimensão da geração e distribuição de renda nos empreendimentos que recebem orientação.
Valdir Oliveira, gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae.
Banco do Nordeste
As micro e pequenas empresas (MPE) são consideradas prioritárias pelo Banco do Nordeste. Atualmente, a carteira ativa de clientes da empresa supera R$ 17,4 bilhões. As atividades mais financiadas pelo BNB no segmento são serviços (41,1%) e comércio (32,4%).