A Tap Air Portugal anunciou duas grandes novidades, nesta sexta-feira (25), em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, em Lisboa. O encontro destacou a importância estratégica das rotas aéreas entre Brasil e Portugal, mesmo em um eventual período de privatização da empresa.
A primeira delas é o início dos voos entre Manaus e Lisboa, a partir do dia 4 de novembro. E a segunda é a volta da rota entre Lisboa e Porto Alegre. Ainda não foi divulgada oficialmente uma data fixa para a retomada dos voos ao Rio Grande do Sul, mas, de acordo com o Sistema de Registros de Operações da Anac, os voos terão início no dia 1° de abril de 2025.
No sistema, consta que os voos de Lisboa serão operados por A330-900 e irão decolar às 06h50, com pouso previsto às 18h10 em Porto Alegre. Já o voo de volta parte às 19h40, chegando na capital portuguesa às 06h30 do dia seguinte (hora local).
O CEO da Tap, Luís Rodrigues, afirmou que a venda de passagens começa em dezembro.
“Estamos muito felizes com essa notícia. A Tap vai ampliar cada vez mais suas operações para o norte do Brasil, começando por Manaus, dada a importância do Turismo para essa região. Já sobre o RS, essa é uma construção coletiva essencial para fortalecer o Turismo de negócios e lazer em toda a região Sul do País”
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Luís Rodrigues, por sua vez, garantiu que, apesar da retomada dos voos do Rio Grande do Sul, as operações para Florianópolis permanecerão. “Foi uma das rotas com vendas mais rápidas que tivemos no Brasil. Isso mostra que há muito potencial para crescer e explorar tanto em Portugal quanto na Europa”, complementou.
“Nosso objetivo agora é ampliar cada vez mais a presença da Tap no Brasil ao longo de 2025, com muitas boas notícias pela frente. E confirmamos absolutamente o voo para Manaus no dia 4 de novembro. Terei o prazer de estar nesse voo e espero ver meus amigos em Manaus”
Luís Rodrigues, CEO da Tap