11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Tendências do turismo, experiência bem estruturada e sustentabilidade entram na pauta da ABAV | ASN Nacional

Tendências do turismo, experiência bem estruturada e sustentabilidade entram na pauta da ABAV | ASN Nacional

Para 86% das pessoas, o que mais importa em uma viagem são as experiências. Pensando nessa oportunidade, os pequenos negócios devem estar preparados para atender à demanda do consumidor. É o que aponta pesquisa realizada pelo Sebrae e o TRVL LAB – um laboratório de inteligência de mercado em viagens – visando conhecer melhor o mercado do turismo de experiência no Brasil. O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (26) durante o Abav Talks, momento de debates durante a 51ª Abav Expo, maior evento do mercado do setor na América Latina.

Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae, participou do painel e ressaltou a necessidade de um olhar mais apurado para as necessidades do cliente.

Turismo de Experiência não é turismo de luxo, de coisas caras, mas é um turismo focado na atenção aos viajantes e de proporcionar uma entrega personalizada dos produtos e seus destinos.

Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

A coordenadora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Agostin, trouxe outros dados da pesquisa para o bate-papo: a grande maioria (67%) dos entrevistados quer viver momentos de relaxamento; 57% dos ouvidos têm interesse em fazer passeios pela natureza e ecoturismo; metade acha as experiências muito caras e prefere fazer as atividades em grupos menores. Outro número interessante é que 77% das pessoas utilizam o Instagram para descobrir as experiências.

“As experiências podem agregar valor à atuação dos pequenos negócios. Elas agregam valor ao ticket médio, trazem oportunidades de gerar um cliente mais satisfeito, mais visibilidade para o destino e receita adicional”, apontou. “O turismo de experiência tem um poder de transformação e de despir as pessoas de preconceitos”, analisou Renata. “A pessoa aprende, convive, respeita e volta transformada da viagem. É um fator que temos discutido com os pequenos negócios.”

Representando a empresa Receptivo de Charme, que atua com rotas de experiência no Ceará, Wendell Gomes contou como o pequeno negócio tem feito para conquistar cada vez mais clientes. “Buscamos nas comunidades o que elas têm de diferencial para que o turista possa vivenciar em cada um desses lugares”, disse. “Os visitantes ficam impactados e dizem que vivenciaram momentos que jamais poderiam imaginar”, explicou Wendell.

Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae, coordenou o painel sobre sustentabilidade. Crédito: Vinícius Correia.

Energia e Sustentabilidade

A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, coordenou outra discussão no Abav Talks, desta vez sobre a necessidade de medidas mais sustentáveis para as micro e pequenas empresas (MPE). “Para nós, é importante que os negócios possam crescer, e o tema da sustentabilidade e do consumo de energia são pilares para que os empreendedores possam continuar no mercado, além de reduzir custos”, frisou.

Carolina Moraes (à esquerda) apresenta soluções energéticas para empresas. Crédito: Vinícius Correia.

Durante o bate-papo, foi apresentado um serviço gratuito sobre o Mercado Livre de Energia e outras soluções energéticas disponíveis no país.

Toda atividade econômica precisa de energia para operar. Para as pequenas empresas, o alto custo no consumo de energia é uma dor.

Carolina Moraes, coordenadora do Polo de Energias Renováveis do Sebrae Nacional.

“Por meio de diferentes ações, capacitamos, geramos um diagnóstico da fatura de energia e fazemos até uma visita à empresa para orientar quais os grandes vilões e como podem diminuir o consumo”, completou.

O Mercado Livre de Energia, que já recebeu mais de 12,8 mil novos consumidores neste ano – em sua grande maioria micro e pequenas empresas –, também foi tema no debate. Lara Vieira, CPO (Chief Product Officer) e sócia do Grupo Eneergia, ressaltou a necessidade de os donos dos pequenos negócios estarem atentos às novas possibilidades de contratação. “Abre a oportunidade para escolherem a energia que vão utilizar no empreendimento. Essa oportunidade já existia para empresas de maior porte e, agora, com a ampliação, dá uma maior liberdade em relação ao preço”, comentou.

O empresário Mário Gisi conta um pouco da sua caminhada para a produção da própria energia. Crédito: Vinícius Correia.

A produção própria de energia, com a implantação de placas fotovoltaicas, tem permitido uma redução de gastos na faixa de 80% para o empreendedor Mário Gisi, da Clemens Chocolate, fábrica do Distrito Federal que utiliza cacau orgânico na elaboração dos seus produtos. “Quando a gente empreende, sempre pensa na questão financeira, mas temos que pensar no impacto disso no mundo. É uma economia significativa e que me enche de orgulho por contribuir também dessa forma”, assegurou.

Sobre o evento

O Sebrae está na 51ª ABAV Expo, apoiando pequenos negócios dos seis biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – até o sábado (28). A expectativa do evento é atrair 30 mil visitantes de todo o Brasil e de mais de 20 países.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…