Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Três suspeitos são indiciados por transfobia e ameaças contra Linda Brasil

As informações sobre os indiciamentos foram divulgadas nesta terça-feira, 4. (Foto: SSP/SE)

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Deparei), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) identificou e indiciou três pessoas investigadas por crimes de transfobia contra a deputada estadual Linda Brasil. Os investigados responderão pelas práticas criminosas de injúria racial equiparada à transfobia e ameaça. As informações sobre os indiciamentos foram divulgadas nesta terça-feira, 4.

De acordo com o delegado Érico Xavier, as investigações tiveram início logo após a comunicação do crime. “Em um curto período, conseguimos avançar satisfatoriamente na apuração, identificando os autores e reunindo elementos robustos para remeter os autos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Três pessoas foram indiciadas, e o Ministério Público já ofereceu denúncia nesse mesmo sentido”, explicou.

Diante dos indiciamentos, o diretor do Depatri, delegado André Baronto, lembrou que as penalidades podem ser maiores do que os crimes cometidos fora da internet. “As pessoas precisam entender que a legislação penal se aplica tanto no mundo físico quanto no ambiente virtual. Em alguns casos, as penas são até mais severas quando o crime é praticado pela internet, justamente pela ampla capacidade de difusão e pelo dano que pode causar à honra das vítimas”, completou.

Para a deputada Linda Brasil, a atuação da Polícia Civil está sendo qualificada no enfrentamento aos crimes contra a população LGBTQIAP+. “Fico muito feliz que a Polícia Civil tenha conseguido identificar e indiciar três pessoas que enviaram mensagens com discurso de cunho transfóbico contra mim. A partir da investigação, foi possível descobrir os autores e responsabilizá-los. Essa é uma resposta importante à sociedade para mostrar que as redes sociais não são terra sem lei”, enfatizou.

A parlamentar, ao agradecer à Polícia Civil, também relembrou que a transfobia é crime conforme a legislação brasileira. “Injúria transfóbica é crime. Além disso, ameaçar uma parlamentar eleita democraticamente também configura crime. Espero que outras pessoas entendam que a transfobia, assim como a homofobia, é equiparada ao crime de racismo, e que qualquer ameaça ou ato discriminatório deve ser punido de acordo com a legislação vigente”, acrescentou.

Érico Xavier concluiu relembrando que os crimes cometidos na internet são mapeados e que tais práticas também são passíveis de responsabilização criminal e penal. “É importante destacar que ainda existe uma falsa percepção de que a internet é uma terra sem lei e que crimes praticados em ambiente virtual não serão descobertos. Isso não procede. A Polícia Civil de Sergipe possui capacidade técnica para rastrear e identificar qualquer pessoa que venha a cometer delitos digitais. Quem praticar esse tipo de conduta será responsabilizado com todo o rigor da legislação vigente”, finalizou.

Na mesma linha, André Baronto relembrou a capacidade técnica da Polícia Civil na identificação de autores de crimes na internet e destacou que a instituição também vem atuando de forma preventiva, além das ações de responsabilização criminal. “A Polícia Civil está tecnicamente preparada e trabalha com afinco para identificar os autores e responsabilizá-los criminalmente. Nosso trabalho também tem caráter educativo: mostrar que quem decide cometer crimes virtuais será punido, e que aqueles que sequer cogitam esse tipo de conduta devem repensar, porque o ambiente digital não é uma terra sem lei”, pontuou.

Fonte: SSP/SE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Beneficiários com NIS final 7 recebem Auxílio Gás nesta quinta – RO Acontece

Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de…

Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil

Um dos pontos centrais na atualização da norma são os extratos vegetais que dão origem…

ASA fará primeiro amistoso contra o Falcon (SE), nesta quinta-feira (18), em São Brás

Foto: Fábio Lopes/ Ascom/ASA   O  ASA enfrentará o Falcon (SE), nesta quinta-feira (18), às 15…