Pesquisa
De acordo com o levantamento do Instituto Gadu, Emília Corrêa (PL) continua liderando, embora sua vantagem sobre os demais candidatos esteja diminuindo. No cenário espontâneo, ela registra 25,43% das intenções de voto. Yandra (UB) aparece em segundo lugar com 17,29%, seguida por Candisse Carvalho (PT), que tem 13,71%.
Números
Luiz Roberto (PDT) ocupa a quarta posição com 12,14%, e a Delegada Danielle (MDB) é a quinta, com 5,86%. Zé Paulo (Novo) alcança 3%, enquanto Niully Campos (PSOL) tem 0,86%. Felipe Vilanova (PCO) não obteve nenhuma menção. O percentual de indecisos chega a 19,14%, e os votos brancos e nulos somam 2,57%.
Induzida
No cenário induzido, Emília aumenta para 26,14%, Yandra sobe para 18%, e Candisse atinge 14,43%. Luiz Roberto mantém-se estável com 12,71%, enquanto Danielle chega a 6,29%. Zé Paulo registra 3,57% e Niully 1,29%, com Felipe somando apenas 0,14%. O percentual de indecisos cai para 12,86%, enquanto os votos brancos e nulos sobem para 4,57%.
Registro
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-00160/2024, foi realizada nos dias 17 e 18 de setembro, com uma amostra de 700 eleitores. A margem de erro é de 3,70% e o nível de confiança de 95%.
Assédio
A campanha eleitoral em Sergipe já contabilizou 13 denúncias de assédio eleitoral. No Brasil já foram registradas 319 dessas denúncias, segundo o Ministério Público do Trabalho, e a Bahia, com 45 denúncias, lidera o ranking nacional.
O que é
O assédio eleitoral envolve práticas de coação, intimidação, ameaças ou constrangimento durante a votação, com o objetivo de influenciar ou manipular o voto e a manifestação política dos trabalhadores.
Rogério
Nos discursos feitos em defesa da candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), o senador Rogério Carvalho (PT) tem alertado a população para abrir os olhos. “Não podemos cair nas armadilhas daqueles que representam o bolsonarismo, a corrupção e a continuidade de uma gestão que favorece apenas amigos, ignorando o povo”, diz o petista.
A única
Para Rogério, “a única candidatura que verdadeiramente representa o povo, o PT e o presidente que mais fez por nosso Brasil é Candisse”.
Evangélicos
O PT preparou uma série de vídeos em que integrantes da comunidade evangélica relatam como o exercício de sua fé se relaciona com as bandeiras sociais e políticas do partido. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a ideia é que o material sirva de apoio para as 32 mil candidaturas petistas que disputam as eleições municipais deste ano.
Fé e Luta
Entre os entrevistados estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o pastor Oliver Goiano, da Igreja Batista da Lagoa. Intitulado “Testemunhos de Fé e Luta”, o projeto é encabeçado pela Fundação Perseu Abramo, braço do PT dedicado à pesquisa e à educação política do partido, e que também desenvolveu a “Cartilha Evangélica – Diálogo nas Eleições”.
Prisões
A Polícia Federal (PF) atualizou o número de candidatos às eleições municipais que foram presos.Até o momento, 36 candidatos que estavam com mandado de prisão em aberto foram capturados pelos agentes. Sexta-feira, 31 prisões foram confirmadas.
Flagrante
As prisões ocorreram em dez estados antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, que impede a prisão de candidatos a partir deste sábado. As prisões só podem ocorrer em flagrante até o fim do primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro.
Estados
As prisões foram efetuadas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Crimes
Os acusados respondem na Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, corrupção, promoção de imigração ilegal, crimes sexuais, porte ilegal de arma de fogo, falta de pagamento de pensão alimentícia, além da participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.