Alerta
A poucos dias das eleições, por meio das suas redes sociais, Emília Corrêa (PL), candidata à Prefeitura de Aracaju, fez um alerta à população sobre os riscos e as consequências da compra de votos, um problema que, segundo ela, tem se mostrado cada vez mais evidente durante a corrida eleitoral na capital sergipana.
Desproporção
Emília ressalta que o que está sendo visto nas ruas é uma desproporção entre campanhas, marcada por uma atuação “acintosa, agressiva e até violenta, alimentada por dinheiro sujo”.
Homenagem
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) apresentou um projeto para que a Procuradoria Especial da Mulher passe a se chamar para Procuradoria Especial da Mulher Senadora Maria do Carmo Alves. O PRS 30/2024 é uma homenagem à ex-senadora, que morreu em 31 de agosto e se dedicou à inclusão das mulheres na pauta pública.
Não acata
O juiz eleitoral Rômulo Dantas Brandão não acatou o pedido da defesa do candidato Luiz Roberto (PDT) para considerar fake news as acusações feitas contra ele pelo senador Rogério Carvalho (PT).
Demissão
O petista acusa Luiz de ter sido demitido da Petrobras sob a acusação de desvio de recursos e favorecimento pessoal. Em sua decisão o magistrado afirmou que “assim, em um juízo superficial, não se pode concluir que a propaganda eleitoral veiculada contém informações falsas ou sabidamente inverídicas”.
Socorro
O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a abertura de uma investigação contra o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) e seu vice, Elmo Paixão (União Brasil), candidatos à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. As acusações incluem possíveis crimes de abuso de autoridade, abuso de poder político e econômico, além de propaganda política irregular.
Razão
Entre as alegações, o MPE aponta que Samuel teria circulado pelo município em um ônibus plotado com sua imagem e o nome de seu projeto “Família no Altar”, configurando uso indevido da máquina pública e promoção pessoal antes do período oficial de campanha.
Aperipê
Também está sob escrutínio um evento gospel realizado em março, supostamente com apoio financeiro da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP). O órgão requer a cassação dos registros de candidatura e a inelegibilidade de ambos os candidatos. A ação tramita na 34ª Zona Eleitoral de Nossa Senhora do Socorro.
Luto
O professor aposentado e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, Luís Carlos Fontes, de 69 anos, morreu nesta segunda-feira (30), em Aracaju, após passar quatro meses internado para tratamento de saúde. A informação foi confirmada pela família dele. O sepultamento ocorreu às 9h desta terça-feira (1º), no Cemitério Santa Isabel, na capital.
Histórico
Luís Carlos foi professor do Departamento de Geologia (DGEOL) do Campus de São Cristóvão, coordenador da Comissão de Implantação do Curso de Graduação em Geologia da UFS e fez parte da criação do curso de Engenharia Agronômica da universidade. Além de secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Sangue
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), localizado em Aracaju, está com os estoques críticos dos sangues O, A, B e AB, positivo e negativo. A crise é fruto do aumento da demanda da rede hospitalar e a redução das doações. Para reverter essa situação crítica, a unidade pede a população para doar sangue e colaborar com o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar de Sergipe.
Cirurgias
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, explica que o sangue atende cirurgias de grande porte. “Temos ainda pacientes oncológicos, com anemias crônicas, além das vítimas de acidentes de trânsito. Por isso, queremos contar com o apoio e solidariedade de toda população doadora”, disse.
Doação
Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado, portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Vale ressaltar que o homem pode doar sangue no intervalo de 60 dias e a mulher, no intervalo de 90 dias.
Escravo
No dia 11 de outubro, o TRT da 20ª Região (TRT/SE), sediará o seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”. O eventoserá realizado no auditório da sede do Regional (prédio amarelo) e contará com uma programação diversificada, que abordará o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas, reunindo especialistas da área jurídica, acadêmica e social.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.