Petrobras
Ainda durante a entrevista, Rogério Carvalho falou sobre a relevância da Petrobras para Sergipe, reforçando sua atuação para garantir o retorno de investimentos no Estado.
Estratégica
Para Rogério, a Petrobras é estratégica para o nosso Estado. “Liguei para o governador pedindo articulação para evitar mudanças no programa de aceleração da transição energética, o que possibilitou o início dos investimentos nas FAFENs em Sergipe, Bahia e outras regiões”, comentou.
Comando
“Além disso, lutamos para que o comando das operações seja sediado novamente em Sergipe, aproveitando a estrutura já existente”, reiterou.
Funções
Além de coordenar as bancadas, os líderes possuem diversas atribuições, como indicar senadores para participar de comissões, substituir titulares e suplentes nos colegiados, usar a palavra no Plenário uma vez por sessão e votar em nome dos parlamentares em votações simbólicas.
Orientações
Também partem deles as primeiras orientações em votações nominais e a apresentação ou apoio a recursos em Plenário contra decisões do presidente da Casa.
Desembargador
Foi realizada no Tribunal Pleno, na manhã desta quarta-feira (22), a eleição para a escolha de quem preencherá a vaga deixada no 2º Grau após a aposentadoria do desembargador Ruy Pinheiro, em novembro de 2024.
Escolhida
Foi escolhida, pelo critério de merecimento, a juíza Maria Angélica Garcia Moreno Franco, titular da 13ª Vara Cível de Aracaju desde fevereiro de 2008. A cerimônia de posse foi anunciada e ocorrerá no dia 29 de janeiro, às 10 horas, no auditório do Palácio da Justiça.
Lista
Além da escolhida, a lista tríplice foi composta também pelas juízas titulares Elbe Maria Franco do Prado de Carvalho (26ª Vara Cível de Aracaju) e Adelaide Maria Martins Moura (2ª Vara Cível de São Cristóvão).
Formação
Maria Angélica Garcia Moreno Franco é formada em Direito pela Universidade Tiradentes e ingressou na magistratura sergipana em 1994. Passou pelas Comarcas de Gararu, Maruim e Nossa Senhora do Socorro. Atuou ainda na Turma Recursal, no biênio 2007-2008 e, desde 2023, tem substituído diversos desembargadores.
Petistas
Será realizada no próximo sábado, às 7h30, no sindicato dos Bancários, reunião da corrente política Construindo um Novo Brasil (CNB). “Este será um espaço de debate e troca de idéias para fortalecer nossa luta e principalmente traçar e alinhar estratégias e fortalecer nossa caminhada rumo ao nosso futuro que já é próximo”, diz a convocação
De fora
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), confirmouque não fará parte da equipe do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). A decisão foi tomada em conjunto após uma conversa entre ele, o governador e Luiz Roberto, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurbi).
Luiz Roberto
Edvaldo explicou que, após avaliação, foi decidido que a melhor opção seria manter Luiz Roberto à frente da pasta. Luiz, que é uma indicação do PDT, havia se licenciado para disputar as eleições municipais, mas retornou à função logo após o pleito, dando continuidade ao trabalho na Secretaria desde o início do mandato de Fábio Mitidieri.
Frente
Além disso, Edvaldo informou que continuará até março como presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), período em que se dedicará à função, conduzindo as reuniões para a escolha da nova diretoria da entidade.
Sergipe é aqui
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), realizará nesta quinta-feira (23), a 38ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’ no município de Neópolis, localizado a 121 quilômetros de Aracaju.
Arauá
Inicialmente, a primeira edição do programa em 2025 seria na cidade de Arauá, na última sexta-feira (17). Porém, devido às fortes chuvas que afetaram algumas regiões do estado, todos os eventos oficiais foram cancelados.
Serviços
A estrutura itinerante estará concentrada no entorno do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo e na sede da prefeitura local. Dentre os atendimentos disponibilizados, estarão as emissões de documentos, como o CPF, RG e ID Jovem; exames médicos ofertados pelas carretas do Homem e da Mulher; orientações jurídicas; castramóvel para animais domésticos; atualização vacinal, entre outros serviços.
Empenhos
Não é verdade que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira tenha tomado qualquer atitude para prejudicar a atual gestão de Aracaju. “Cancelamentos de empenhos realizados no final de cada exercício financeiro são rotineiros no serviço público. Isso é informação básica administrativa, que deveria ser do conhecimento da atual gestora. Eles se referem a saldos de empenhos estimativos e que não geraram despesas no exercício financeiro”, diz o ex-prefeito.
Inoperância
Para o ex-prefeito, “a alegação da atual gestão é uma mera justificativa para ocultar a sua inoperância e a incapacidade de dar seguimento às atividades rotineiras de aquisição de medicamentos para atender a população de Aracaju”.
Novo empenhos
Segundo Edvaldo, “os empenhos para a aquisição de medicamentos deveriam ter sido feitos pela nova gestão no dia 02/01/2025, a fim de assegurar o fornecimento dos insumos pelas empresas contratadas.A responsabilidade por eventual prejuízo à população é única e exclusiva da atual gestão”.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.