Polêmica
Poucas horas antes da realização do debate entre os candidatos a prefeito de Aracaju pelo sistema Atalaia de Comunicação, a emissora teve que substituir o apresentador Sérgio Cursino. Quem acabou apresentando foi Gilvan Fontes, veterano da emissora.
Razão
O radialista Narciso Machado divulgou durante o seu programa na Fan Fm, detalhes sobre o encontro que teria sido realizado no dia anterior entre Cursino e a candidata Emília Correia (PL), supostamente para combinar as perguntas que seriam feitas a ela no debate.
Rechaça
Apesar de rechaçar as imagens do encontro Cursino/Emília, a direção da TV Atalaia optou por substituir o apresentador para evitar maiores polêmicas entre os demais candidatos.
Não foi
Aliás, a candidata do União Brasil, deputada Yandra Moura, usou o suposto encontro para não comparecer ao debate. E ainda emitiu uma nota criticando o comportamento da adversária Emília.
Fato
A troca de apresentador foi considerada o único fato polêmico durante todo o debate. Apesar de um candidato fazer pergunta a um adversário, perguntas e respostas foram muito mornas. Dificilmente alguém ganhou ou perdeu algum voto por conta do programa.
Antiética
A polêmica envolvendo Emília e Cursino fez com que os demais candidatos que classificaram a postura da candidata como “antiética”, mas afirmaram ter mantido a participação em respeito ao povo aracajuano, numa clara referência crítica à ausência de Yandra Moura.
Edvaldo
O prefeito Edvaldo Nogueira e, em conseqüência, o seu candidato, Luiz Roberto (PDT) foram os únicos atacados por conta de críticas à gestão municipal. Mas Luiz conseguiu responder sem comprometer.
Transporte
A questão do transporte público foi alvo de uma pergunta de Emília para Luiz Roberto. Em resposta, o candidato do PDT disse que não é possível se espelhar no sistema de transporte público de Maceió/AL, conforme Emília publicou nas redes sociais.
Licitação
“Não será indo até a cidade de Maceió verificar um sistema totalmente diferente que acharemos a solução. Nosso sistema é integrado em consórcio por quatro cidades, em que o passageiro circula por todas com uma única passagem. A candidata esquece que temos licitação em andamento, pouco importa o período, a licitação chegou, os envelopes foram abertos, tudo dentro da maior legalidade”, destacou o candidato do PDT.
Tardia
Emília considerou a licitação tardia. “Aconteceu no apagar das luzes dessa gestão. Uma licitação equivocada, que traz uma passagem mais cara para o aracajuano. Serão R$ 126 milhões que vão sair do bolso do povo em uma licitação questionada pelo MInistério Público e Tribunal de Contas. Na nossa gestão a passagem vai ser mais barata, o ônibus vai ter ar-condicionado, embora já exista esse processo, vamos dar um jeito porque sabemos o caminho”, frisou.
Governistas
O candidato José Paulo (Novo) questionou Danielle Garcia (MDB) sobre a divisão do bloco governista. Ela discordou, e disse que participa do bloco governista, mas discorda a escolha de Luiz Roberto pelo governador Fábio Mitidieri. “Apesar da sua escolha, nunca houve um pedido para que eu não fosse candidata”, garantiu.
Tática
Para José Paulo, a apresentação de três candidatos pelo bloco governista é apenas uma tática para evitar a vitória de um adversário ainda no primeiro turno.
Propaganda
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decidiu, por maioria, dar provimento ao recurso (interposto pelo Diretório Municipal do PDT de Itaporanga D’Ajuda) para reformar a sentença do juízo da 31ª Zona Eleitoral
Multa
Com a decisão, o Tribunal condenou os representados Fausto Waldemar Dias Sobral Neto e Marcelo Oliveira Sobral (deputado estadual), individualmente, ao pagamento de multa arbitrada em R$ 20 mil.
Antecipada
Fausto e Marcelo realizaram propaganda eleitoral antecipada, ao promoverem propaganda em favor de pretenso candidato a prefeito (segundo recorrido), desequilibrando o pleito durante evento de carnaval fora de época intitulado “Carnaval dos Amigos”, no Povoado Nova Descoberta, município de Itaporanga D’ Ajuda.
Saúde
O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) denunciou ontem a falta de atendimento no Hospital Universitário (HU), que sempre foi uma unidade referência na prestação de serviços à população.
Muito tempo
De acordo com o vereador, diversas pessoas o procuraram para denunciar a falta de atendimento, principalmente em especialidades como a otorrinolaringologia. “Essa é uma área em que o paciente precisa ter um acompanhamento mais de perto. Uma pessoa me procurou e disse que foi marcar o retorno e foi impedida e informada de que só teria como ser atendida em novembro”, relatou.
Visita
Cícero, que é secretário da Comissão de Saúde da CMA, convocou uma visita ao HU para a tarde desta quarta-feira, para verificar as denúncias. “Sei dos compromissos de todos, mas ressalto que faço questão de ir ao hospital para averiguar a situação e peço que os demais membros da Comissão possam nos acompanhar”, convocou.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.