O verão de 2024, que começou neste sábado, 21, às 6h20, promete variações climáticas ao longo dos três meses da estação. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a previsão para a região Nordeste, incluindo o estado de Sergipe, é de chuvas variando de normais a abaixo da média climatológica.
No entanto, eventos de chuvas moderadas a intensas não estão descartados. Quanto às temperaturas, a Semac indica que devem ficar acima da média histórica em toda a região, com destaque para o interior do estado.
Nessas áreas, o calor será mais intenso devido à falta da influência marítima e à redução da nebulosidade, o que pode acentuar a sensação de calor. A situação também pode impactar a agropecuária, já que os níveis de água no solo devem permanecer baixos, especialmente no interior do estado.
Esse cenário pode prejudicar o desenvolvimento da agricultura e afetar os recursos hídricos, diminuindo o volume de água nos reservatórios e agravando a seca nos próximos meses.
por Marina de Sena e João Paulo Schneider
Com informações da Semac/Sergipe