O ronco dos motores da Fórmula 1 já começa a ecoar pelo Brasil. Com a corrida marcada para este domingo (3), no autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, abriu as portas para os primeiros carros e equipamentos da maior categoria do automobilismo.
Desde o primeiro desembarque, em 23 de outubro, quando chegaram equipamentos de som, imagem e iluminação, o aeroporto vem recebendo voos consecutivos, que trouxeram, entre ontem e hoje (28 e 29), um total de sete carregamentos com os carros de F1.
A movimentação de aproximadamente 600 toneladas de equipamentos contou com oito aeronaves Boeing, marcando a 22ª vez consecutiva que Viracopos coordena a logística do GP Brasil de Fórmula 1.
Para agilizar o transporte até o autódromo de Interlagos, Viracopos organizou uma operação especial com comboios de carretas, que seguem em direção à capital paulista. Só o primeiro comboio, no dia 23 de outubro, levou oito carretas com os equipamentos iniciais da corrida, e ainda estão previstas pelo menos 100 viagens para que todo o material chegue ao destino final.
A movimentação exige uma força-tarefa de cerca de 100 pessoas, que inclui equipes do aeroporto, órgãos públicos, agentes de carga e empresas de transporte e logística. Todo esse trabalho será novamente mobilizado para a saída do país, com oito voos programados entre 3 e 4 de novembro para levar os carros e equipamentos direto para o próximo destino da Fórmula 1, em Las Vegas.
“A chegada dos equipamentos da Fórmula 1 Lenovo GP de São Paulo 2024 representa um marco importante para Viracopos, reforçando nossa posição como um dos principais aeroportos de carga do país. Estamos sempre comprometidos em garantir uma operação eficiente e segura para o sucesso do evento”
Maria Fan, diretora comercial de Viracopos
Enquanto os últimos carros ainda desembarcam e seguem em direção a São Paulo, os fãs já aquecem os motores para o domingo de pura velocidade.